Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1391
Title: As ferramentas web 2.0 e as comunidades de aprendizagem : estudo de casos sobre as comunidades de aprendizagem no mestrado em multimédia em educação
Author: Aresta, Mónica Sofia Lopes
Advisor: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Keywords: Ensino multimédia
Alunos do superior
Redes sociais
Internet
Trabalho cooperativo
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As ferramentas Web 2.0 trouxeram profundas implicações à forma como o utilizador interage com a rede. Mais do que um meio de transmissão de conteúdos, a Internet surge como uma plataforma onde o utilizador cria, transforma e partilha conteúdos com a comunidade. O software social, ao facilitar os processos de comunicação, interacção e criação de grupos, potencia o desenvolvimento de novos ambientes de aprendizagem caracterizados pela participação e partilha, onde a comunidade se assume como centro de construção de conhecimento. Num contexto onde a utilização das ferramentas Web 2.0 surge como factor potenciador da interacção e participação em comunidade, o presente estudo resulta da análise da utilização de um conjunto específico de ferramentas pelos alunos do Mestrado em Multimédia em Educação – edição 2006/2007. Tendo como principal objectivo a análise do contributo das ferramentas Web 2.0 para a criação de uma comunidade de aprendizagem no Mestrado em Multimédia em Educação (edição 2006/2007), o estudo procurou ainda identificar as motivações inerentes à utilização das ferramentas, pelos alunos. Para encontrar resposta para as questões apresentadas, foram analisadas as intervenções dos alunos num conjunto específico de ferramentas – blogs, wiki e social bookmarking – ao longo do período correspondente à disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, disciplina onde a utilização das ferramentas foi implementada. As intervenções registadas nos fóruns e blogs de grupo foram analisadas quantitativa e qualitativamente (pela utilização do modelo desenvolvido por Murphy, 2004), tendo ainda sido realizado um focus group e aplicado um questionário aos alunos da turma. A análise efectuada permite avançar, ainda que com reservas, que a existência de uma comunidade de aprendizagem no Mestrado em Multimédia em Educação – edição 2006/2007 – terá sido uma realidade, surgindo o espírito de partilha, o trabalho colaborativo e a abertura à interacção com o grupo como as principais razões para a utilização das ferramentas. Ainda que circunscritos ao contexto específico desta edição do Mestrado, as reflexões avançadas poderão ser úteis no planeamento de futuras abordagens que visem a integração da tecnologia em contexto educativo. ABSTRACT: The Web 2.0 tools have brought profound implications on how the user interacts with the Internet. More than a way to transmit content, the Internet emerges as a platform where the user creates, processes and shares content with the community. Social software, by facilitating the processes of communication, interaction and group creation, fosters the development of new learning environments characterized by participation and sharing, where the community assumes itself as a locus for the construction of knowledge. In a context where the use of tools Web 2.0 can be considered as a way of nurturing interaction and participation in a community, this study analyses the use of a specific set of tools from the Master in Multimedia in Education - 2006/2007- students. Considering as a primary aim the analysis of the contribution of Web 2.0 tools for the creation of a learning community in the Master in Multimedia in Education (2006/2007 edition), this study also intends to identify the motivations behind the use of these tools by the students. In order to find the answer to these questions, the student’s participation in a specific set of tools - blogs, wiki and social bookmarking - were analyzed during the discipline of Communication Technology in Education, discipline in which the use of those tools was implemented. The student’s interventions in forums and group blogs were analyzed both quantitatively and qualitatively (by using the model developed by Murphy, 2004); it was also applied a questionnaire, and developed a focus group with some of the students. Albeit with some reservations, the analysis shows that the existence of a learning community in the Master in Multimedia in Education - 2006/2007 edition - was real, as the ability to share, the collaborative work and the openness to interaction within the group are mentioned as the main reasons for the use of the Web 2.0 tools. Although limited to the specific context of this edition of the Masters, this study may be useful in advanced planning for future approaches where the integration of technology in educational context is intended.
Description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1391
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001379.pdf6.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.