Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1388
Título: A abordagem de conteúdos programáticos na disciplina e inglês através da internet: estudo de caso
Autor: Rodrigues, Carla Susana Domingues Esteves Pinho
Orientador: Marques, Luís Manuel Ferreira
Oliveira, Lia Raquel Moreira
Palavras-chave: Ensino multimedia
Inovação educativa
Ensino de uma segunda língua
Língua inglesa
Internet
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Tomando como ponto de partida uma reflexão inicial sobre a utilização das TIC em contexto educativo e sobre as razões mais frequentes para justificar o seu fraco uso, pretende-se defender a ideia de que a sua efectiva inserção no trabalho escolar é fundamentalmente uma questão pedagógica e que pode ser melhorada através da mudança de atitude dos professores relativamente à utilização da Internet na abordagem de conteúdos programáticos na disciplina de Inglês. Uma questão que passa sobretudo pela sensibilização dos professores de forma a usufruírem destas novas ferramentas de aprendizagem, fazendo delas uma autêntica mais valia na prossecução dos objectivos perseguidos pelos alunos, ou seja, o sucesso escolar. Para isso, optámos por focalizar a nossa investigação num estudo de caso a decorrer na escola onde leccionamos, através de um questionário realizado a 23 professores de Inglês do ensino secundário e pela observação directa dos alunos. Os resultados parecem indicar que os professores consideram as TIC vantajosas para o ensino do Inglês mas pouco as utilizam com os alunos. Frequentam bastantes acções de formação nesta área, mas de âmbito generalista. Poucos têm formação na utilização das TIC na aula de Inglês. Sugere-se, por isso, a realização de acções de formação que permitam aos professores planificar as suas actividades pedagógicas com recurso à Internet.
Building on a discussion on the use of ICT in educational contexts and the most frequent reasons to justify its low use, it is intended to defend the idea that their effective integration into the school work is fundamentally a pedagogical issue that can be improved by the change in teachers’ attitudes on the use of the Internet in addressing programmatic contents in the English subject. It is an issuethat asks for the teachers’ awareness in order to enjoy these new learning tools, making them a more authentic value in pursuing the students’ aims, namely their success. For this, we have decided to focus our investigation in a case study taking place in our school, conducted through a questionnaire to 23 secondary education teachers of English, and the direct observation of students. The results suggest that teachers consider ICT advantageous to teach English but they do not use them regularly with students. They attend numerous training courses in this area, but in a general context. Few have been trained in the use of ICT in English lessons. It is suggested, therefore, the offer of teacher education programmes to enable teachers to plan their educational activities using the Internet.
Descrição: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1388
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2009001227.pdf1.52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.