Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1386
Title: Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
Author: Faria, Maria Paula Neves de
Advisor: Oliveira, Maria Lúcia Rosa de
Keywords: Administração escolar
Directores de estabelecimentos de ensino
Relações professor-administrador
Liderança
Clima organizacional
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho insere-se no âmbito da investigação sobre as organizações escolares e focaliza-se em alguns aspectos da sua vida organizacional: a supervisão, a liderança e o clima de escola. O conhecimento acerca das organizações escolares e do seu funcionamento reveste-se de particular importância pois constitui um factor a ter em conta para a compreensão do comportamento dos docentes dentro da Escola que reciprocamente a influenciam, assim como ao respectivo funcionamento e desenvolvimento. A supervisão dentro da organização escolar é uma forma de comportamento organizacional desenvolvida para atingir determinados objectivos dentro da Escola. Dentro deste grande tema que é a supervisão na organização escolar, procura-se investigar a supervisão das práticas profissionais efectuadas pelos líderes de gestão intermédia. Em relação ao estilo de liderança que o Presidente do Conselho Executivo apresenta, o estudo propõe-se caracterizá-lo e observar se o estilo de liderança manifestado se enquadra dentro dos princípios orientadores da supervisão escolar. A investigação propõe-se ainda relacionar o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo com o clima que se vivencia no Agrupamento. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso e o inquérito por questionário que se aplicou a todos os docentes do Agrupamento. Da análise dos dados efectuada conclui-se que os coordenadores de Departamento e de Conselho de Docentes desempenham funções de supervisores; que o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo se enquadrava nos princípios e orientações da supervisão escolar e que a liderança do Presidente do Conselho Executivo influenciava o clima de Escola. ABSTRACT: The scope of this work is to study the school’s organization area, and focus in some aspects of its organizational life, supervision, leadership and school climate. Learning about school organizations and its working methods has particular importance because it contributes to understand the behaviour of the school teachers, and reciprocally the importance that teachers have, their influence over the school’s functioning and development. Supervision is a form of organizational behaviour developed to reach specific aims inside the school. Therefore, this study intends to search the professional practices of the teaching staff and also the role played by the headmaster of a group of schools. We intend to perceive and characterize his leadership manner, namely if it fits into the supervision rules. We also want to relate the methods of leadership supra mentioned with the school climate. From a methodologic point of view, this investigation is a case study, and we made an inquest involving all the school teachers. The data collected from a questionnaire lead us to conclude that the department coordinator’s and teaching staff council play a part as supervisors. The school headmaster leadership method is conforming to the supervising rules and his leadership exercise influence in the school climate.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1386
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001215.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.