Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13853
Título: A intencionalidade educativa do educador de infância num contexto de pedagogia-em-participação: avaliação e qualidade da intervenção educativa na educação de infância
Autor: Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas
Orientador: Costa, Nilza
Formosinho, Júlia Oliveira
Palavras-chave: Didática
Política educativa
Avaliação da educação
Qualidade da educação
Educação pré-escolar
Investigação educativa
Investigação-acção
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A presente investigação enquadra-se na avaliação e qualidade da intervenção educativa na Educação de Infância, assumindo neste estudo um relevante enfoque as questões da intencionalidade educativa. Tendo como suporte um estudo de caso qualitativo, realizado num contexto de Jardim de Infância que desenvolve a Pedagogia-em-Participação enquanto perspetiva educacional sustentadora da intervenção educativa, procurou-se compreender quais eram as intencionalidades que os educadores de infância detinham e de que forma é que estas se manifestavam, a três níveis: i) o que o profissional pensava relativamente à sua intervenção educativa; ii) como é que organizava a sua intervenção e como intervinha no contexto onde estava inserido; iii) o que procurava observar, registar e documentar, enquanto forma de dar visibilidade às aprendizagens das crianças e às suas próprias intencionalidades. Enquanto forma de atribuição de uma sustentação teórica a esta investigação e enquanto estratégia de definição dos procedimentos do traçado investigativo, procedeu-se ao estudo do pensamento de alguns pedagogos e à sua relação com a questão da intencionalidade educativa. Realizou-se, equitativamente, um aprofundamento de compreensões em torno de modelos pedagógicos de cariz participativo. Procedeu-se à análise e compreensão teórica e empírica do objeto de estudo, tendo subjacente dimensões da pedagogia da infância referenciadas no quadro teórico desta investigação, a saber: tempo pedagógico, espaços e materiais pedagógicos, interações, atividades e projetos, observação, planificação e registo, avaliação e documentação pedagógica. A fase de investigação empírica desenvolveu-se entre setembro de 2010 e julho de 2012 e considerou quatro subfases: subfase 0 – Negociação do estudo e acesso ao campo; subfase I – Familiarização com o contexto; subfase II – Observação sistemática e registo de notas de campo; subfase III – Análise dos portefólios de aprendizagem das crianças; subfase IV – Inquérito por entrevista aos educadores de infância.Os resultados do estudo apontam para a expressão da intencionalidade a diversos níveis. A intencionalidade evidenciou-se tanto nas ações e pensamentos dos intervenientes no processo educativo, como no ambiente educativo e na documentação pedagógica. Tanto as crianças como os educadores foram protagonistas da ação e participaram na definição, concretização e avaliação de intencionalidades. Apesar de emergirem de sujeitos diversos e em circunstâncias diferentes do quotidiano educativo, as intencionalidades dos sujeitos harmonizaram-se com os propósitos pedagógicos delineados pela Pedagogia-em-Participação para os tempos da rotina educativa, que tanto as crianças como os educadores conheciam. Os resultados do estudo clarificam que, para se identificar e interpretar a intencionalidade educativa do educador de infância, há necessidade de se atentar para a organização do ambiente educativo (espaços e materiais), para a sua dinâmica (tempo pedagógico) e para os propósitos subjacentes a esta mesma dinâmica. Para além disso, o ambiente educativo materializa e facilita a emergência das intencionalidades tanto do educador como das crianças. Os resultados do estudo revelam que a documentação assume-se um espelho de evidências dos propósitos dos sujeitos: espelho da forma como pensam, observam, sentem, valorizam e representam a realidade experienciada. Uma visão integradora e holística em torno dos resultados permite, por fim, evidenciar a necessidade de se proceder a mais estudos no âmbito desta temática, nomeadamente, no domínio das pedagogias participativas.
This investigation focuses on the assessment and quality of educational intervention in Childhood Education. This study assumes a relevant approach to the issues of educational intentionality in the scope of Pedagogy-in- Participation. Having as support a case study of ethnographic nature, developed in the context of a Pedagogy-in-Participation kindergarten, as an educational perspective of intervention for early childhood educators, we sought to explore and understand what were the intentions held by early childhood educators and their manifestations, at three levels: i) what the professional thought regarding his/her educational intervention, ii) how he organized his intervention and how he intervened in the context where he was inserted iii) what he sought to observe, record and document as a way to give visibility to children's learning and their own intentions. We analysed the theories of world-renowned pedagogues with special emphasis on the correlations of their educational perspectives with educational intentionality, to provide theoretical support to this research and to better define the proceedings of the investigation. It was also essential for the study to gain insights in models and in participatory pedagogical perspectives, Analysis and understanding of the theoretical and empirical object of study were performed, underlying the childhood pedagogy dimensions referenced in the theoretical framework of this research, namely: pedagogical time, pedagogical space and materials, interactions, activities and projects, observation, planning and evaluation, groups and pedagogical documentation. The phase of empirical research was developed between September 2010 and July 2012 and considered four subphases: subphase 0 – Study negotiation and access to the research field; subphase I - Familiarization with the context; subphase II - Systematic observation and recording of field notes; subphase III - Analysis of children’s learning portfolios, subphase IV - Interview survey to the educators.The results of this study point to the expression of intentionality at different levels, owing to the fact that intentionality was shown in an implicit and explicit way, either in thoughts and actions of those involved in the educational process (educators and children), or in the educational environment and in pedagogical documentation. In the context of Pedagogy-in-Participation both children and educators were the central character in each action and participated in the definition, concretion and evaluation of intentions. Although the intentions emerged from different individuals and situations of the everyday educational routine, they were in harmony with the pedagogical purposes outlined by the Pedagogy-in- Participation theory, in what concerns the routine educational times known by that both children and educators. The study also clarified that in order to identify and interpret the educational intentionality of the early childhood educator, one needs to know the organization of the educational environment (spaces and materials), its dynamics (pedagogical time) and the objectives underlying that dynamics, since the educational environment materializes and facilitates the emergence and development of the intentions of both the educator and the children. The pedagogical documentation was interpreted as a mirror of each individual’s purposes, of how they thought, saw, felt, valued and represented the reality experienced by themselves and by others. A holistic and integrated insight of the results emerging from this research allowed evidencing the need for more studies in the particular research area of participatory pedagogies.
Descrição: Doutoramento em Didáctica e Formação - Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/13853
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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