Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13847
Título: Compreensão do texto escrito em inglês língua estrangeira: estudo de caso sobre o uso de um hipermédia de flexibilidade cognitiva
Autor: Orega, Maria Isabel Mendonça
Orientador: Moreira, António
Palavras-chave: Didática
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Compreensão da leitura
Interpretação de textos
Hipertexto
Estratégias da aprendizagem
Actividades de aprendizagem
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo, no âmbito da Didática do Inglês, incidiu sobre a compreensão do texto escrito em Inglês, língua estrangeira, num ambiente de aprendizagem hipermédia, o DidaktosOnLine (Moreira et al., 2005). A investigação teve como objetivos avaliar a importância das características do design do hiperdocumento e de características dos participantes no estudo, tais como conhecimentos de língua inglesa, estilos de aprendizagem ou preferências epistémicas, na compreensão dos textos do hiperdocumento Images of Britain and the British. Pretendeu-se ainda avaliar a opinião dos participantes sobre a utilização do DidaktosOnLine para aceder a documentos e estudar um tema do programa. A importância do desenvolvimento da competência de compreensão de textos escritos no âmbito da aprendizagem do Inglês no Ensino Superior e as dificuldades dos alunos na compreensão dos textos mais complexos e nas tarefas que exigem transferência de conhecimentos constituem a justificação para a escolha da problemática deste estudo. A plataforma DidaktosOnLine foi desenvolvida na Universidade de Aveiro, com base nos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (Spiro et al, 1988). É uma ferramenta hipermédia que permite a organização didática de vários tipos de materiais, por exemplo texto, imagem, som e vídeo. A investigação efetuada utilizou uma abordagem de estudo de caso. Duas turmas de alunos do curso de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve utilizaram a plataforma em contexto de sala de aula. Da análise dos resultados conclui-se que as características do hiperdocumento são importantes para a compreensão dos textos, com particular destaque para os recursos que integram os minicasos e as sequências que permitem uma leitura cruzada da informação. Quanto às características dos participantes, são relevantes os conhecimentos de língua inglesa, as preferências epistémicas e os estilos de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito a algumas subescalas do constructo utilizado. A avaliação da plataforma e do hiperdocumento utilizado é globalmente positiva, tendo os participantes referido que permite uma forma de aprender diferente. A reflexão sobre os resultados do estudo leva-nos a recomendar práticas de ensino da leitura adequadas aos novos modos de ler utilizando os media digitais, que dão ênfase ao papel ativo do leitor na construção de significado, e para as quais o DidaktosOnLine dá um contributo relevante. Apresentam-se sugestões para estudos futuros.
The present study, in the field of English Teaching, focused on the comprehension of texts in English as a foreign language, using DidaktosOnLine (Moreira et al., 2005), a hypermedia learning environment. The objectives of the research were to evaluate the importance of the features of hyperdocument design and of the characteristics of the participants in the study, such as knowledge of English, learning styles or epistemic learning preferences, for the comprehension of the texts of the hyperdocument Images of Britain and the British. Additionally, it also aimed at evaluating the opinion of the participants on the use of DidaktosOnLine to access documents and study contents of the syllabus. The choice of the focus of this study lies in the importance of the development of Higher Education students’ ability to read and understand written texts in English and in their difficulties to understand more complex texts and do reading tasks that require transfer of knowledge. DidaktosOnLine was developed at the University of Aveiro and is based on the principles of cognitive flexibility theory (Spiro et al, 1988). It is a hypermedia tool which allows the didactic organization of several types of materials, such as text, image, sound and video. The research used a case study approach. Two classes of students of the Media Studies degree at the School of Education, University of Algarve, used the platform in the context of the classroom. Analysis of the results showed that the features of the hyperdocument are important for the comprehension of the texts, particularly the resources which are part of the mini-cases, and the sequences which allow a crisscrossed reading of the information. Regarding the characteristics of the participants, namely their proficiency in English, epistemic preferences, and learning styles mainly at the level of some subscales of the construct used, appeared to be relevant. The evaluation of the platform and of the hyperdocument used is globally positive. The participants referred that it allows a different way of learning. Based on the results of the study, we suggest teaching reading practices that may be adequate to the new modes of reading using digital media, while emphasising the active role of the reader in the construction of meaning. DidaktosOnLine is a relevant tool to implement such practices. Suggestions for future research are discussed.
Descrição: Doutoramento em Didática e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/13847
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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