Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13845
Title: Políticas e formação contínua de professores no Brasil
Author: Martins, Marinita
Advisor: Mendes, António Neto
Keywords: Ciências da educação
Formação contínua de professores - Brasil
Formação inicial
Política educativa - Brasil
Qualidade da educação
Ensino-aprendizagem
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No quadro das perspetivas atuais sobre a educação, analisar a problemática da formação contínua dos professores parece-nos pertinente e indispensável, sobretudo no sentido de contribuir para a formação de um profissional que tem uma caminhada histórica e social difícil de ser reconhecida por meio de políticas educativas de valorização e de formação. Por conseguinte, este estudo, apresentado no âmbito do Mestrado de Ciências da Educação, área de especialização em Administração e Políticas Educativas, resultou da necessidade, enquanto professora, de compreender a importância da formação contínua para os professores e sua carreira, como ela se processa em cada uma das esferas governamentais. Nosso foco de Estudo foram os professores da Prefeitura Municipal de Curitiba, Brasil, que atuam nas escolas municipais com alunos do 1º ao 5º ano. Por meio das entrevistas e documentos que analisamos tivemos a oportunidade de compreender estes fatos que são tão importantes na construção de uma educação de qualidade, e de compreender de que modo a aprendizagem do professor influencia no ensino-aprendizagem. Quanto maior a formação contínua do professor mais recursos ele disponibilizará nas suas práticas pedagógicas, refletindo-se no ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos indicam que o programa de formação contínua contribuiu para a ação, reflexão, consciencialização, no entanto em algumas temáticas precisa de ser revisto. Pensar em novos temas, novas técnicas de formação contínua e aproveitando o espaço da escola para algumas formações contínuas que sejam específicas daquela escola e que busquem soluções que venham sanar as dificuldades reais do espaço educacional e suas necessidades. Nesse sentido estar-se-á contribuindo para minimizar problemas que se vão acumulando referentes ao ensino, que geralmente são revistos e discutidos às vezes no conselho de classe ou na avaliação final, ou seja, as que acontecem no fim do ano letivo. Possibilitando que os professores e equipe educacional/pedagógica busquem respostas com resultados positivos aos problemas reais, daquela unidade escolar.
Within the framework of current perspectives on education, analyze the problem of the continuous training of teachers in seems to be pertinent and essential, especially in order to contribute to the formation of a professional who has a historical and social walk hard to be recognized through educational policies of valorization and training. Therefore, this study, presented in the context of the master of educational sciences, area of specialization in administration and education policies, resulted from necessity, as a teacher, to understand the importance of continuing training for teachers and her career, as she processes in each of the governmental spheres. Our focus of study was the teachers of Prefeitura Municipal de Curitiba, Brazil, working in schools with students from 1st to 5th grade. By means of interviews and documents that we reviewed had the opportunity to understand these facts that are so important in building a quality education, and to understand how teacher learning influences on teaching and learning. The higher the continuous training of the teacher more resources he/she will make in their pedagogical practices, by reflecting on the teaching and learning of students. The results obtained indicate that the continuous training programme contributed to the action, reflection, awareness, however in some thematic needs to be reviewed. Regard to new themes, new techniques of continuous training and taking advantage of school environment for some solid formations those are specific to that school and to seek solutions that will address the real difficulties of educational space and your needs. In this sense will be contributing to minimize problems that are accumulating regarding education, which typically are reviewed and discussed in the class council sometimes or in the final evaluation, i.e. those that happen at the end of the school year. Enabling teachers and educational and pedagogical team seek answers with positive results to real problems, that school unit.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/13845
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
politicas e forma+º+úo continua de professores no brasil.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.