Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13844
Title: Os dois lados da parede: a expressão do silêncio
Author: Marques, Samanta Silva
Advisor: Madeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro
Keywords: Educação comunitária
Valores morais
Exclusão social
Direitos das crianças
Inclusão social
Educação para a cidadania
Civismo
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Projecto de Investigação-Acção Participativa realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária foi desenvolvido com a participação efectiva de um grupo de crianças e jovens do Lar Especializado de Infância e Juventude – Casa Alberto Souto, localizado no lugar de Bonsucesso, em Aveiro. O seu propósito surge de inquietações reflectidas sobre os Direitos das Crianças e do desejo em se verem cumpridas utopias que, com vontade poderão vir a ser realidades emergentes. Pretende assim assumir-se como uma iniciativa no domínio da inclusão das crianças e jovens no exercício dos seus Direitos, compilando um conjunto de reflexões teóricas a partir do programa “Cidade Amiga das Crianças” que ambiciona alterar a situação de exclusão da infância nos processos de cidadania. Este trabalho aspira à sensibilização social para a adopção de práticas sociais globalizantes e inclusivas, num modelo de cidadania ativa, participada e gratificante. Este trabalho iniciou-se no ano de 2008, pelo que existem dados demográficos e bibliográficos publicados mais recentemente.
The present participatory action-research project conducted under the master’s degree in educational sciences – specialization in social education and communitarian intervention – was developed with the effective participation of a group of children from the specialized home for children and youth, Casa Alberto Souto, located in Bonsucesso, Aveiro. Its purpose arises from the concerns reflected on the children’s rights and the desire to see fulfilled utopias, that, with will, may become emerging realities. Thus, it intends to position itself as an initiative in the domain of the inclusion of children and youth in the full exercise of their rights, compiling a set of theoretical reflections from the “Cidade Amiga das Crianças” (Children friendly city) program, which aims at changing the situation of exclusion of children in the process of citizenship. This work aims at raising social awareness towards the adoption of globalizing and inclusive social practices, in a model of active, participatory and rewarding citizenship. This work started in 2008 so there are demographic and bibliographic data published more recently.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/13844
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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