Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13792
Title: O contributo das artes visuais no desenvolvimento dos alunos com NEE
Author: Clemente, Maria Clara Simões
Advisor: Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de
Keywords: Educação artística
Educação visual - Ensino básico 3º ciclo
Necessidades educativas especiais
Integração social
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento das competências
Tecnologias da informação
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho é um estudo de caso que incide sobre a temática do uso de estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento de algumas competências em crianças com necessidades educativas especiais (NEE), nas aulas de Educação Visual, numa turma do 7º ano de escolaridade. O objectivo da mesma consistiu em potenciar o desenvolvimento de competências cognitivas associadas ao uso de ferramentas tecnológicas, nomeadamente o computador, tendo sempre presente que se trata de crianças especiais, onde o cooperação é elemento chave para que desenvolvam a destreza nas técnicas manuais. Partimos de um diagnóstico do grupo turma, tendo sido detetados três alunos com características diferentes. Demonstravam uma baixa autoestima nos dois sentidos que o termo simboliza. Uns, pela auto desvalorização: revelando fraca autonomia, confiança, persistência e motivação pelas actividades escolares; outros, pela autovalorização: depreciando e rejeitando alguns dos colegas, revelando atitudes individualistas, competitivas e egoístas. As atividades que implementamos na disciplina de Educação Visual e sem desvalorizar os conteúdos obrigatórios da disciplina, foram alicerçadas numa aprendizagem orientada para o desenvolvimento cognitivo e social, aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros, onde demos prioridade a estratégias que proporcionassem o conhecimento progressivo de si e do outro. O visionamento de PowerPoint, a realização de trabalhos de pesquisa, o trabalho colaborativo e posteriormente a realização das atividades planificadas através do uso do computador, foram as estratégias que utilizámos. Estas estratégias propiciaram um ambiente rico em estímulos e desafios, criando oportunidades para a valorização do trabalho individual e de grupo, levando os alunos a reconhecer as suas potencialidades, respeitando as suas diferenças e oferecendo-lhes oportunidades para manifestarem a sua autonomia e desenvolver ideias. Em suma, através da disciplina de educação Visual, desenvolvemos nos alunos com necessidades educativas especiais, uma personalidade capaz de pensar e de se relacionar positivamente com os outros e cooperar com eles, ao permitir um papel ativo, criativo, participativo e interativo com o mundo e logo mais fluente. Através da análise de documentos e mediante entrevistas efetuadas aos alunos da turma, concluímos que as estratégias utilizadas, o trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Visual, as competências desenvolvidas e os contéudos lecionados permitiram aumentar a auto-estima, o auto-conceito
This work is a case study which main subject is about the use of strategies that can contribute to the development of some skills on NEE (special educational needs) children in Visual Education classes 7th grade. Its main purpose consisted on potentiate the development of cognitive skills associated to the use of a few technological tools, such as the computer, taking always in consideration that we were dealing with special children, to whom cooperation is the key element for the development of handcraft technics. We started by the diagnosis of the class, detecting two different groups with different characteristics: some showed a low self-esteem both ways, a few for self-devaluation, revealing a weak autonomy, low trust, a weak persistency and motivation, towards school activities; others for self-overvaluation, depreciating and rejecting some of their classmates, revealing individualistic competitive and selfish attitudes. The activities we implemented in Visual Education, with no devaluation of its mandatory contents, were built on a directed learning for the cognitive and social development, to a better living together with others, giving priority to some strategies which could provide a progressive knowledge of oneself and the others. Viewing PowerPoint, research work, collaborative work and later on the conducting of planned activities were the teaching strategies we used. Those strategies created an environment plenty of stimulus and challenges creating opportunities for appreciation of individual and group work, taking the students to recognize their potentialities, respecting the differences among them, and giving them the opportunity to show their autonomy and to develop new ideas. In short, using Visual Education as a catalyst, we developed on these children with special educational needs, a personality able to think, relate positively and cooperate with others, by allowing them to have a more active, creative, participative and interactive role in society.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/13792
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o contributo das artes visuais no desenvolvimento dos alunos com NEE.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.