Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Celina Tenreiropt
dc.contributor.authorCunha, Tânia Marisa Rocha dapt
dc.date.accessioned2015-04-13T10:04:16Z-
dc.date.available2015-04-13T10:04:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13774-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractA educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades laboratoriais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem das ciências (Ramalho, 2007) contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades laboratoriais orientadas para a mobilização de conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica, no âmbito da temática do ar. Optou-se por uma metodologia orientada para a prática segundo um plano de investigação-ação, no sentido de averiguar qual o contributos das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do ar e mobilização de capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente do 2.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. Na recolha de dados usou-se um questionário e um instrumento para a análise das produções escritas dos alunos. Na análise dos dados compilados privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição das atividades laboratoriais para a (re)construção/mobilização de conhecimentos acerca da temática do ar e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica por parte dos alunos envolvidos no estudo. As atividades laboratoriais desenvolvidas poderão ser um contributo para os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico que, nas suas práticas educativas, pretendam desenvolver, (re)construir e/ou mobilizar conhecimentos e capacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científica nos alunos.pt
dc.description.abstractThe science education plays a vital role in the formation of the citizen. It is important that, in the educational context, the student bears an active role and, to this end, laboratory activities are favored. As suggested by research in education, they should be an educational resource used by teachers in the teaching and learning of science (Ramalho, 2007) contributing to the development of scientific knowledge and scientific capabilities. In this sense, the present study was conceived to develop (design, produce, implement and evaluate) laboratory activities geared towards mobilizing knowledge and thinking skills linked to the achievement of scientific activity, under the thematic of air. We opted for a methodology oriented to practice according to a plan of investigation - action in order to ascertain the contribution of laboratory activities for the (re) construction / mobilization of knowledge within the theme of air and mobilization of thinking skills linked to the achievement of the scientific activity of students of the 1st cycle of basic education. The study was implemented in a class of the 1st cycle of basic education, more specifically a 2nd year class, with 24 students. In the collecting of data we used a questionnaire and an instrument for the analysis of students' written productions. In the analysis of collected data we focused on content analysis. The results suggest a contribution of laboratory activities for the (re) construction / mobilization of knowledge about the theme of air and thinking skills linked to the achievement of scientific activity by the students involved in the study. The laboratory activities developed may be a contribution to the teachers of the 1st cycle of basic education who, in their educational practices, wish to develop, (re) construct and / or mobilize knowledge and thinking skills linked to the achievement of scientific activity in students.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em ciênciaspt
dc.subjectExperiências científicaspt
dc.subjectTécnicas laboratoriaispt
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subject.otherEducação em ciênciaspt
dc.subject.otheratividades laboratoriaispt
dc.subject.othercapacidades de pensamento ligadas à realização da atividade científicapt
dc.subject.othera temática do arpt
dc.titleAtividades laboratoriais no 1º Ciclo do Ensino Básico: contributo para a (re)construção/mobilização de conhecimentos e capacidadespt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201595150-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
atividades laboratoriais no 1 ciclo do ensino basico.pdf3.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.