Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13754
Title: Vídeo e cinema : expansões e narrativas na/para esfera artística
Author: Campos, Maria Manuela Gomes Teixeira de
Advisor: Bastos, Paulo Bernardino das Neves
Keywords: Criação artística
Vídeo
Cinema
Artes visuais
Narrativa
Tecnologia multimédia - Vídeo
Vídeo digital
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A tecnologia vídeo foi marcada pela passagem da modernidade para a pós-modernidade, revelando-se um meio heterogéneo. Na esfera artística conquistou legitimidade, tornando-se num meio técnico de experimentação e representação conceptual, na performance, de crítica à televisão, instrumento na conceção de narrativas ou como ferramenta de documentação e projeção. Para adquirir reconhecimento e legitimidade, artistas e coletivos de artistas evidenciaram a importância do vídeo como meio de expressão, nos finais do século passado. As artes visuais e o cinema estabelecem uma relação estética, nos seus discursos. Instalações de vídeo ou projeções de fita magnética e filme, expandiram-se como formas de expressão, sendo globalmente reconhecidas como obras consagradas da arte contemporânea. Relativamente à sua especificidade, o vídeo é, atualmente, encarado como um género pertencente aos novos meios de reprodução de imagem em movimento, uma vez que não está submetido a um suporte particular. Com a evolução permanente da tecnologia e com a infiltração das técnicas da informática no vídeo, as práticas estéticas evoluíram numa relação com o mundo global onde vivem os seus autores.
The video technology was marked by the passage from modernity to postmodernity, revealing itself as a heterogeneous medium. It won legitimacy in the artistic field, becoming a technical medium of conceptual experimentation and representation, in performance, in television critic, as an instrument in conception of narratives or as a tool for documentation and projection. In order to obtain recognition and legitimacy, artists and collectives of artists emphasized the importance of video as a medium of expression, in the end of the last century. The visual arts and cinema establish an aesthetic relationship in their discourses. Video-installations and video-tape and film projections expanded as forms of expression, being globally recognized as established works of contemporary art. As to its specificity, the video is, nowadays, seen as belonging to the new media of reproduction of the moving image, because it is not compelled to a particular medium. With the permanent evolution of technology and the invasion of the informatic techniques in video, the aesthetic practices evolved in a relation with the global world where its authors live.
Description: Mestrado em Criação Artística Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/13754
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf31.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.