Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/13750
Título: | A importância da prática de orquestra no ensino especializado da música : implicações no âmbito da motivação para a aprendizagem instrumental |
Autor: | Fonseca, André Filipe Reis Mendes Cabral da |
Orientador: | Lourenço, António José Vassalo Neves Cardoso, Francisco José Borges |
Palavras-chave: | Música Orquestra Motivação dos alunos Ensino da música Estrategias de aprendizagem |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A ideia inicial para esta investigação era estudar o efeito da prática de orquestra na motivação intrínseca dos alunos, nomeadamente as repercussões no estudo individual do instrumento. Foram realizados dois estudos no contexto da investigação: um primeiro estudo de natureza exploratória, no qual foram entrevistados 15 professores e 15 alunos; um segundo estudo, de natureza descritiva e explanatória, no qual se administraram 274 questionários a alunos de 9 classes de orquestra em 4 escolas do ensino especializado da música, assistiu-se a um ensaio de cada uma das orquestras e realizou-se uma entrevista informal ao professor de cada classe de orquestra.
Os resultados obtidos indicam que a prática orquestral pode produzir efeitos na motivação dos alunos, com implicações claras no estudo do instrumento. Também foi possível concluir que a participação dos alunos em orquestra poderá ser um fator capaz de motivar os alunos, e capaz de transformar para melhor a perspetiva dos alunos em relação à aprendizagem musical. Este facto sugere que a prática de orquestra deve ser entendida como um pilar fundamental da dinâmica das escolas do ensino especializado da música, e como uma disciplina nuclear do curriculum deste ensino. The initial idea for this research was to study the result of orchestra practice on the intrinsic motivation of students, particularly its impact on the individual study of the instrument. A first exploratory study was conducted, in which 15 teachers and 15 students were interviewed; a second study had a descriptive and exploratory nature, in which 274 questionnaires were administered to students in 9 orchestras from 4 specialized music teaching schools, a rehearsal of each orchestra was attended and an informal interview with the teacher of each orchestra class was carried out. The results indicate that orchestral practice can produce beneficial effects on student motivation, with clear implications for the study of instrument. It was possible to conclude that the student participation in orchestras could be a factor capable of motivating students, to turn their whole outlook in musical learning. This shows that orchestra practice should be understood as a fundamental pillar of the dynamics of specialized music teaching schools, and as a central subject of the curriculum of these schools. |
Descrição: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13750 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.