Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13731
Title: | Formar professores de química nas competências de questionamento e argumentação com apoio das TIC |
Other Titles: | Chemistry teacher training to questioning and arguing competence with support of ICT |
Author: | Neri de Souza, F. Rodrigues, A. V. Loureiro, M. J. |
Keywords: | Questionamento Argumentação Ensino de Química Formação de Professores |
Issue Date: | 2014 |
Abstract: | As mais avançadas orientações para o ensino pressupõem o desenvolvimento de competências e não somente a memorização de informação. Por isso, a formação de professores de ciências deve estimular a criação de estratégias de ensino centrada no desenvolvimento de competências como a resolução de problemas, escrita acadêmica, argumentação e questionamento, entre outras. O presente estudo, foi realizado com um conjunto de 23 professores de Química do ensino médio (Brasil) que participaram de uma formação de aperfeiçoamento e atualização pedagógica na Universidade de Aveiro – Portugal, no contexto do financiamento CAPES - Ciência Sem Fronteiras. Esta formação teve como tema integrador “Ensinar e Aprender através da Química da Água”. Em função da problemática em estudo, adotou-se uma abordagem qualitativa em contexto naturalista. Para responder a parte do desafio de formação e objeto de análise deste trabalho utilizamos a plataforma ArguQuest (http://arguquest. web.ua.pt/). Os resultados apontam para uma maior sensibilização dos participantes para a importância do questionamento e da argumentação, havendo melhorias nos diversos indicadores destes padrões ao logo do processo de utilização do ArguQuest. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13731 |
ISSN: | 0124-5481 |
Publisher Version: | http://www.accefyn.org.co/rec/source/proceedcong2014.htm |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo2014_p73_Journal of Science Education.pdf | JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION "Formar Professores de Química nas Competências de Questionamento e Argumentação com Apoio das TIC" | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.