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http://hdl.handle.net/10773/13723
Title: | Um modelo de medição e gestão de desempenho para as universidades públicas |
Author: | Machado, Isabel Maria da Silva |
Advisor: | Sarrico, Claudia Ferreira, Carlos Manuel dos Santos |
Keywords: | Ciências sociais Universidades - Gestão - Portugal Ensino superior Gestão da qualidade |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Nas últimas décadas as instituições de ensino superior têm sido alvo de uma
pressão crescente para aumentar a sua eficiência e a sua eficácia. Fatores
como a diversificação da oferta formativa, a massificação, o aumento da
internacionalização, entre outros, conduziram a uma maior monitorização das
instituições e, por sua vez, geraram o desenvolvimento de novos sistemas de
informação. A constante solicitação de informação, quer pelo Estado, quer pelo
mercado constitui a base para a definição do objetivo desta investigação:
construir um modelo integrado de medição e gestão de desempenho para as
universidades públicas e testá-lo no universo português. Para a construção
conceptual deste modelo foi realizada uma revisão da literatura baseada em
diferentes contextos: organizacional, europeu e nacional. Este modelo foi
depois aplicado às universidades públicas portuguesas recorrendo a dados
disponibilizados por entidades públicas, tendo em conta a área de educação e
formação (CNAEF). Uma análise descritiva aos dados constituiu uma
contribuição desta investigação para a prática, no sentido de que permitiu
fornecer um conjunto de recomendações às universidades e às entidades
oficiais responsáveis pela recolha de dados a nível nacional, relativamente aos
sistemas de informação e processos de recolha de dados. O modelo proposto
constitui a contribuição teórica desta investigação, no sentido de que integra,
no mesmo modelo, as diferentes dimensões de desempenho, a visão dos
diferentes stakeholders, quer no contexto do ensino, quer no da investigação,
quer no da própria gestão da universidade. A vertente analítica deste modelo,
representada pelas diferentes relações entre os grupos de indicadores, foi
testada recorrendo à técnica de análise de equações estruturais baseada na
variância (nomeadamente Partial Least Squares) em quatro áreas CNAEF. Os
resultados demonstraram que o comportamento em termos de medição e
gestão de desempenho difere consoante a CNAEF, identificando um maior
ajustamento às áreas hard e evidenciando que as áreas soft necessitam de
indicadores mais ajustados às suas especificidades. Over the last decades, higher education institutions have been under an increasing pressure to improve their efficiency and effectiveness. Factors such as the diversification and massification of higher education, the growing internationalization, among others, have led to increased monitoring and also, to the development of new information systems. The continuous request for information, either by the state or by the market, is the basis for defining the purpose of this research: to build an integrated performance measurement and management model for public universities and test it in the Portuguese context. For the construction of the conceptual model, a literature review was made in different contexts: organizational, national and European. This model was then applied to the Portuguese public universities using data provided by public entities, considering the education and training area (CNAEF). One contribution of this research to practice is the descriptive analysis of the data, in the sense that it provides a set of recommendations to universities and official agencies that are responsible for data collection at national level, about the information systems and the processes for data collection. The proposed model is the theoretical contribution of this research, because it integrates, in the same model, different performance dimensions, the view of different stakeholders, whether in the context of education, research or management of the university. The analytical part of this model, represented by the different relations between the groups of indicators, was tested using the structural analysis technique based on the equation variance (namely Partial Least Squares) into four CNAEF areas. The results showed that the behavior in terms of performance measurement and management differs depending on the CNAEF, identifying a higher adjustment to the hard areas and showing that the soft areas require indicators more tailored to them. |
Description: | Doutoramento em Ciências Sociais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13723 |
Appears in Collections: | DCSPT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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