Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13718
Title: Filosofia Lean e eficiência energética no setor dos serviços
Author: Magalhães, Diogo Coelho Pereira de
Advisor: Pimentel, Carina Maria Oliveira
Keywords: Gestão industrial
Indústria de serviços - Gestão
Eficiência industrial
Eficiência energética
Controlo de processo - Optimização
Processo de melhoria contínua
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Perante um mercado cada vez mais competitivo, é crucial que as empresas otimizem processos, poupem recursos e alinhem a sua proposta de valor com as necessidades dos clientes. A gestão Lean foca-se na redução do desperdício e apresenta-se como uma filosofia que orienta as empresas para a adoção de uma cultura organizacional de melhoria contínua. A aplicação da filosofia Lean no setor dos serviços é ainda uma temática recente, levantando novos desafios e exigindo uma abordagem diferente relativamente à sua aplicação no setor industrial. Com este trabalho propõe-se a aplicação da filosofia Lean no setor dos serviços através da congregação de duas áreas diferentes, mas complementares: otimização de processos e eficiência energética. O serviço Empresa Verde, fornecido pela RM consulting, congrega as áreas da otimização de processos e eficiência energética. Neste trabalho são apresentados os resultados da aplicação deste serviço em três empresas do setor dos serviços, sendo aplicadas ferramentas Lean como o Trabalho Normalizado, VSM, 5S, Gestão Visual e Envolvimento dos Colaboradores. Adicionalmente, são apresentados os resultados provenientes de estudos luminotécnicos e de conforto térmico realizados nas três empresas. No término do trabalho é apresentada uma proposta metodológica para a aplicação da filosofia Lean em congregação com a área da eficiência energética no setor dos serviços, tendo por base o trabalho desenvolvido nos três casos de estudo realizados durante o projeto.
In an increasingly competitive market, it is crucial that companies optimize processes, spare resources and align their value proposition to customer needs. Lean management focuses on waste reduction and presents itself as a philosophy that guides companies towards the adoption of a continuous improvement organizational culture. The application of Lean philosophy in the services sector is still recent, raising new challenges and requiring a different approach compared to its application in industry. This work proposes the application of Lean philosophy in the service sector by bringing together two different but complementary areas - process optimization and energy efficiency. The Green Company service, provided by RM consulting, brings together the areas of process optimization and energy efficiency. This thesis presents the results of applying this service in three companies of the service sector, where Lean tools such as Standardized Work, VSM, 5S, Visual Management and Employee Empowerment were applied. Furthermore, results from luminotechnical and thermal comfort studies conducted in the three companies are presented. At the end of this thesis a methodological approach for the application of Lean philosophy in association with energy efficiency in the services sector is suggested, based on the study done in the three case studies conducted during the project.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/13718
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filosofia lean e eficiencia energetica no setor dos serviços.pdf4.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.