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Title: Fatores de atratividade para investimento direto estrangeiro no setor do turismo português
Other Titles: Key factors influencing foreign direct investment in the Portuguese tourism sector
Author: Barroco, Cristina Maria Jesus
Advisor: Castro, Eduardo Anselmo de
Costa, Carlos Manuel Martins da
Keywords: Turismo
Indústria do turismo - Investimento estrangeiro
Alojamento turístico
Internacionalização de empresas
Competitividade
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Muitas são as teorias que sugerem uma explicação para a realização do comércio internacional, tentando justificar porque é que determinados países são mais atrativos para Investimento Direto Estrangeiro (IDE) do que outros. A revisão de literatura realizada no âmbito desta investigação permitiu perceber que, embora sejam muitas as teorias existentes, os autores são unânimes ao afirmar que a internacionalização das empresas, através de IDE, é influenciada por fatores de atração relacionados com as características específicas dos países de acolhimento (meio envolvente contextual e transacional) e por fatores impulsionadores relacionados com características específicas das empresas e do país de origem das mesmas. Apesar do número existente de estudos sobre IDE ser vasto, são poucos aqueles que analisam este tipo de investimento no setor do Turismo e inexistentes os que analisam o IDE no setor do Turismo português. A presente investigação pretende colmatar essa lacuna e tem como objetivo identificar os principais fatores de atratividade para IDE no setor do Turismo português. Para o efeito, foi construído um modelo teórico onde foram considerados como fatores de atração seis fatores relacionados com o meio envolvente de Portugal e cinco fatores relacionados com o setor do Turismo. Como fatores impulsionadores consideraram-se aspetos relativos ao país de origem das empresas estrangeiras e às características endógenas das mesmas. A metodologia utilizada para validar o modelo e respetivas hipóteses assentou, numa primeira fase, na elaboração de entrevistas exploratórias semiestruturadas à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e ao Turismo de Portugal. Numa segunda fase, foram aplicados inquéritos por questionário aos investidores estrangeiros a explorar empreendimentos turísticos e unidades de alojamento local em Portugal continental. Foram considerados válidos para análise 53 questionários, representando 63,9% do universo de investidores estrangeiros em Portugal (subsetor do Alojamento), responsáveis pela exploração de 20.999 camas. Os resultados obtidos no âmbito deste estudo permitem concluir que a localização geográfica de Portugal, a imagem/marca do setor do Turismo português e a oferta turística portuguesa são considerados os fatores de atração mais importantes para IDE. As afinidades culturais e históricas foram consideradas fatores de atração pelos investidores de pequena dimensão, enquanto a procura turística foi considerada atrativa pelos investidores de média/grande dimensão. Este estudo identificou claramente que os maiores entraves ao IDE são a burocracia, a carga fiscal e a atual situação económica do país. Conclui-se, ainda, que os países que mais investem no setor do Turismo português são também os principais emissores de turistas para Portugal e que investidores provenientes de diferentes mercados de origem procuram diferentes regiões em Portugal para investir. Por fim, apresentam-se as principais contribuições da investigação do ponto de vista teórico e prático, indicam-se algumas limitações e sugerem-se recomendações para investigações futuras.
Many theories have been used to explain international trade and why certain countries attract Foreign Direct Investment (FDI) more than others. A thorough literature review has shown that although there are many theories, the researchers are unanimous in affirming that firms' internationalization through FDI is influenced by pull factors related to specific characteristics of the host country (contextual and transactional environment) and by push factors related to specific characteristics of the firms and of their home country. Surprisingly, even though the number of studies addressing FDI is large, a very limited number of them are applied to the tourism industry. Furthermore, none of them examine FDI in the Portuguese tourism industry. Thus, the current study intends to fill this gap by identifying the key factors influencing FDI in the Portuguese tourism industry. Therefore, a theoretical model that included six pull factors related to the Portugal’s contextual environment and five factors linked to the Portuguese tourism industry was developed. The push factors are aspects associated to the home country of the foreign firms and to their endogenous characteristics. The methodology used to validate the model and the research hypotheses was based, in a first stage, on semi-structured exploratory interviews conducted at the AICEP Portugal Global – Trade & Investment Agency and at the Turismo de Portugal, I.P. (national tourism authority). This was followed by questionnaires sent to foreign investors exploiting accommodation units in mainland Portugal. Fifty three questionnaires were considered valid, representing 63,9% of the universe of foreign investors in Portugal (accommodation sector) and that account for the exploitation of 20.999 beds. The results obtained indicate that Portugal’s geographical location, its image/brand as a tourist destination and the Portuguese touristic offer are considered the key factors influencing FDI. Cultural and historical affinities were found to be factors influencing small foreign investors, while the touristic demand attracts medium and large investors. This study clearly identifies that the main barriers to FDI are the bureaucracy, the tax burden and Portugal’s current economic situation. Moreover, it concludes that the countries that most invest in the Portuguese tourism industry are also the main tourist generators to Portugal and that investors from different countries of origin invest in different regions of Portugal. Finally, this research presents the theoretical and practical contributions, indicates its limitations and suggests recommendations for future research.
Description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/13713
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento



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