Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13686
Title: A dimensão do som: relação entre artista, comunidade e o território
Author: Morais, Liliana Cunha
Advisor: Bastos, Paulo Bernardino das Neves
Costa, Luís Miguel Correia Gomes da
Keywords: Criação artística e contemporânea
Música
Som - Arte
Acústica
Processamento de som
Arte contemporânea
Comunidades - Memória
Comunidades - Interacção cultural
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta dissertação de Mestrado, desenvolvida em formato de relatório de estágio, é o resultado de uma investigação e acompanhamento de todos os projetos concretizados pela Binaural - Associação Cultural de Nodar, sobre as suas práticas artísticas em contexto rural e sobre os seus métodos. A mesma foi desenvolvida no âmbito de um estágio, com uma abordagem experimental numa instituição localizada numa região de baixa densidade populacional. O objetivo foi acompanhar e colaborar com as várias vertentes de criação artística e documentação audiovisual em contexto rural seguidas pela Binaural - Associação Cultural de Nodar, aprofundando assim modelos de interação entre arte e território, entre artistas e comunidades que foram as bases do estágio nesta instituição e as quais poderei utilizar no futuro. Além disso, procurou-se desenvolver conceitos e métodos nos domínios da arte sonora, a partir do contacto com artistas residentes e com a própria associação, métodos e conceitos esses que foram também experienciados neste período de estágio. A aprendizagem adquirida durante o estágio serviu de base à pesquisa e elaboração de um projeto pessoal que foi desenvolvido em paralelo com o estágio. Neste projeto pretendia-se criar um arquivo de memória de um território, no qual o trabalho é com e para a comunidade, dando-se importância à questão da memória e tradição. O projeto pessoal “A Vida na Marinha” (desenvolvido em paralelo com o estágio), foi um ponto de partida importante para ligar a tradição e a memória com a arte contemporânea e que se divide em duas vertentes: a primeira relacionada com antropologia visual (vídeo documental) e a segunda relativa a um contexto ligado à antropologia sonora e arte sonora, que se baseou no som recolhido em vários ambientes e usado, posteriormente, para uma instalação multicanal (quatro canais), que inclui vozes e sons da pesca e vozes e sons das salinas.
This master thesis developed as an internship report, is the outcome of an investigation and accompaniment of all the projects realized by Binaural – Associação Cultural de Nodar, about its artistic practices in territorial context and its procedures. It was developed as an internship with an experimental aboard in an institution localized in a place with low population density. The main purpose was to follow and collaborate with the different strands of artistic creation and audiovisual documentation in territorial context followed by Binaural – Associação Cultural de Nodar, deepening interaction models between art and territory, between artists and communities who were the bases of the internship at this institution and which I can use in the future. Besides, it was tried to develop concepts and tactics in the art sound by the contact with resident artists and with the Association too which were experienced in this cycle of the internship The knowledge acquired during the internship served as the base to the research and development of a personal project which was developed at the same time as the internship. In this project it was intended to create a memory file of a territory, in which the work done in with and for the community, giving significance to the memory and tradition. The personal project “A Vida na Marinha” (developed at the same time as the internship) was the bottom line to connect tradition and memory with the contemporary art and it is divided in two parts: the first is related with visual anthropology (documental video), made with and to the community and the second relate with sound anthropology and sound art that was based in the sound collected in multiple environments and used later to create a multi-channel sound installation (four channels), including voices and sounds of fishery and voices and sounds of saline.
Description: Mestrado em Criação artística e contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/13686
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese3.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.