Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/13649
Título: | A integração de media sociais nas organizações de gestão de destinos: proposta de um modelo orientador para a utilização de media sociais nas atividades de comunicação com os turistas |
Autor: | Roque, Vitor Manuel Gomes |
Orientador: | Raposo, Rui |
Palavras-chave: | Informação e Comunicação em Plataformas Digitais Redes sociais - Comunicação Internet Web 2.0 Aplicações móveis - Estratégias de comunicação Turismo - Gestão organizacional Destinos turísticos |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Sendo o turismo um dos setores económicos onde a informação desempenha
um papel fundamental, é, também, um dos mais afetados com a chegada da
nova realidade que são os media sociais.
Atualmente, devido à utilização generalizada de aplicações da Web 2.0 e,
sobretudo, devido ao crescimento exponencial da utilização de aplicações de
media sociais, verifica-se que esta utilização está a provocar alterações
significativas na promoção dos destinos turísticos, com uma estratégia clara
destes passarem a utilizar os conteúdos gerados pelos utilizadores na Internet.
Perante este novo paradigma, as Organizações de Gestão de Destinos, como
organizações dinâmicas cujo objetivo é a promoção dos destinos turísticos,
têm que se adaptar de forma a enquadrar esta nova realidade.
O presente trabalho pretende, pois, analisar a forma como as Organizações de
Gestão de Destinos portuguesas utilizam a Internet, e em particular as
aplicações da Web 2.0/media sociais nas suas estratégias de comunicação.
Assim, pretende-se fazer uma análise da situação atual em que se encontram
as Organizações de Gestão de Destinos Portuguesas, na utilização deste tipo
de aplicações para, a partir daí, se desenvolver uma proposta de modelo
orientador para a utilização de media sociais nas atividades de comunicação
com os turistas, que permita explorar ao máximo este enorme potencial.
Como resultado desta investigação, espera-se contribuir para uma melhor
compreensão de como as Organizações de Gestão de Destinos Portuguesas
devem usar as aplicações de media sociais nas suas estratégias de
comunicação por aplicação da proposta de modelo desenvolvida. Tourism as an economic sector where information plays a key role is therefore one of the most affected by the arrival of the new reality that are social media. Currently, the widespread use of Web 2.0 applications and especially, due to the exponential growth of social networking platforms, are causing remarkable changes in the promotion of tourism destinations, with a clear strategy for them to switch to the use of user generated content in Internet. Given this new paradigm, the Destination Management Organizations, as dynamic organizations whose goal is the promotion of tourist destinations have to adapt in order to fit this new reality. The current work wants to analyze how the Portuguese Destination Management Organizations working in the tourism area uses the Internet and in particular the applications of Web 2.0/social media in their communication strategies. Thus, it is intended to analyze the current state in which the Destination Management Organizations are in the usage of this kind of applications, and after that, develop a proposal of model for the usage of social media in the communication activities with the tourists, that will make possible to explore this enormous potential. As a result of this research, it is expected to contribute to a better understanding of how the Portuguese Destination Management Organizations should use the social media applications in their communication strategies through the application of the proposal of model developed. |
Descrição: | Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13649 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Integração de Media Sociais nas Organizações de Gestão de Destinos.pdf | 15.77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.