Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13625
Title: Equipamentos urbanos para requalificação do espaço público
Author: Guedes, Márcio Daniel Moreira Oliveira
Advisor: Bago de Uva, Paulo
Keywords: Design
Equipamentos urbanos
Design urbano
Design - Espaço público
Reabilitação urbana
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O seguinte projeto consiste no desenho de uma linha de mobiliário urbano em betão para a empresa Concretex, a ser fabricada e instalada. A CONCRETEX é uma empresa produtora de betão, sediada na zona industrial do Eixo, que desenha e fabrica as suas próprias linhas de mobiliário urbano. Todo este projeto deriva da necessidade da empresa se destacar no mercado nacional e abordar o mercado internacional com maior segurança e confiança, exibindo produtos com valor acrescentado. Apresentando o objetivo de alcançar esse feito, a empresa pretende suportar-se no design, como uma mais-valia para o seu reposicionamento no mercado do mobiliário urbano. Para isso, será necessário entender o espaço público e perceber de que forma o mesmo poderá ser capaz de influenciar positivamente a vida das pessoas. Hoje em dia o espaço público compreende um maior número de utilizadores, com diferentes características e gostos, que pretendem que o espaço responda da forma natural e eficiente às suas necessidades. Todos estes factores obrigam a que o espaço público contenha elementos capazes de satisfazer o maior número de pessoas possível. Concluindo, o que se pretende é que haja uma valorização do espaço público pelas pessoas, e que o mobiliário urbano associado seja um dos principais factores a desenvolver essa valorização.
The following project consists in esigning a line of street furniture of concrete for the company Concretex, to be manufactured and installed. Concretex is a manufacturer of concrete, located in the industrial zone of Eixo in Aveiro, which designs and manufactures its own line of furniture. All this project stems from the need for the company to stand out in the national market and address the international market with greater security and confidence, displaying products with added value. Featuring the goal of achieving this feat, the company intends to bear on the design as an added value to its repositioning in the street furniture market. For this, it´s importante to understand the public space and to understand how it may be able to positively influence people’s lives. Nowadays, the public space comprises a greater number of users, with different characteristics and tastes, who want the space to meet their needs, in a natural and efficient way. All these factors imply the use, in public space, of elements able to satisfy the greatest number of people possible. In conclusion, what is meant is that there is an appreciation of public space by people.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/13625
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese15.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.