Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1362
Title: Avaliação de visitas de estudo a centros interactivos de ciência : um estudo a partir do Centro Ciência Viva de Constância
Author: Xisto, Sandra Cristina Pratas Alves
Advisor: Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Keywords: Ensino da física e da química
Ensino das ciências
Viagens de estudo
Divulgação científica
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os Centros Ciência Viva – Centros Interactivos de Ciência, surgiram em Portugal, em 1996, no âmbito do Programa Ciência Viva, do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objectivo de promover a cultura científica e tecnológica da população em geral e dos jovens em particular. A investigação realizada envolveu os dezassete Centros Ciência Viva existentes em Portugal, centrando-se no Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia e teve como principais objectivos: desenvolver um processo de avaliação do impacte educacional de Visitas de Estudo a Centros Interactivos de Ciência, aplicando-o no Centro Ciência Viva de Constância, e compreender em que medida os Centros utilizam metodologias de avaliação para monitorizar as suas actividades, em geral, e as Visitas de Estudo, em particular. Nos vários Centros Ciência Viva fizeram-se entrevistas aos Directores e/ou Responsáveis pela Área Educativa, verificando-se que a maior parte destes espaços não avalia as Visitas, quer as Visitas dos grupos escolares, quer as Visitas do público em geral, apesar de realçarem a sua importância. No Centro Ciência Viva de Constância aplicou-se um questionário, durante o 1º período do ano lectivo 2007/08, aos professores que acompanharam as Visitas de Estudo para que se pudesse avaliar a importância das mesmas. É através da visão de quem visita estes espaços que as actividades aí desenvolvidas poderão ser mais enriquecidas, melhorando a qualidade do serviço prestado. Uma percentagem significativa dos inquiridos avaliou, em termos globais, a Visita ao Centro Ciência Viva de Constância, como sendo uma Visita com muito valor educativo. Com este estudo pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre o modo de avaliar as Visitas a Centros Interactivos de Ciência e propor sugestões para incrementar a qualidade educacional das actividades promovidas nos Centros, em geral, e no Centro estudado, em particular. ABSTRACT: The Science Centers “Ciência Viva” - Interactive Science Centers - appeared in Portugal, in 1996, in the scope of the programme of the Ministry of Science and Tecnology – “Ciência Viva”, with the aim of promoting scientific and technological literacy of the population in general and of young people in particular. The research involved the seventeen Science Centers “Ciência Viva” in Portugal, focusing on the Science Center “Ciência Viva”, in Constância – Astronomy Park. The main objectives were to develop an assessment process regarding the educational impact of the study-visits to Interactive Science Centers, and in this case, to the Center in question, and understand in what measure the Science Centers use evaluation methods to monitor their activies in general and study-visits in particular. A comprehensive interview conducted at the Science Centers, showed that most of them do not evaluate the visits – both the study-visits by school groups and the visits by the public – despite the fact that they consider them important. A survey was carried out in the Science Center “Ciência Viva”of Constância, during the first school term (2007/08), among the teachers that accompanied the students during the school visits, in order to assess the importance of such visits. It is from the feedback of those who visit the Science Centers that the activities developed can be enhanced and the quality of the services improved. A significant percentage of the inquired evaluated the study-visit to the Science Center “Ciência Viva”, as having a very high educational value. This study hopes to contribute to the improvement on how to evaluate these visits, in order to enhance its educational impact, and contribute with suggestions to improve the quality of the educational activities promoted at the Science Centers and in particular to the Science Center studied.
Description: Mestrado em Ensino de Física e Química
URI: http://hdl.handle.net/10773/1362
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009000450.pdf5.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.