Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Luís Manuel Ferreirapor
dc.contributor.advisorGomes, Maria João da Silva Ferreirapor
dc.contributor.authorMartinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateuspor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:39:03Z-
dc.date.available2011-04-19T13:39:03Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1359-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractUma sociedade em constante mudança coloca um permanente desafio ao Sistema Educativo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um dos factores mais salientes dessa mudança. Assim, para além da alfabetização científica dos indivíduos também a tecnológica se revela fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável. Torna-se portanto necessário conceber estudos no terreno onde se introduzam as TIC nas abordagens didácticas, avaliando os resultados que delas decorrem. Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de Janeiro e Fevereiro do ano lectivo 2007/08, onde se procurou determinar as potencialidades das TIC no Ensino das Ciências, nomeadamente no que se refere: (i) à motivação para a disciplina, (ii) ao desenvolvimento de competências gerais e específicas, (iii) à melhoria da aprendizagem e (iv) à melhoria da qualidade do ensino. Os alunos envolvidos faziam parte de uma turma do 7ºano de escolaridade do Ensino Básico, onde a professora de Ciências Naturais assumiu o papel de investigadora. As actividades apoiadas na utilização das TIC foram: (i) projecção de vídeos educativos; (ii) projecção de imagens em PowerPoint; (iii) elaboração de trabalhos em PowerPoint; (iv) resolução de fichas formativas digitais; (v) pesquisa na Internet; (vi) entrega do trabalho de casa utilizando o email; (vii) realização de um documentário; (viii) criação e dinamização do blogue da disciplina, onde foram disponibilizados os melhores trabalhos no blogue da disciplina. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas, tais como: (i) inquéritos por questionário; (ii) observação mediada pelas TIC, através de registos no blogue da disciplina, emails trocados, produções dos alunos (trabalhos de grupo, trabalhos de casa, ficha de avaliação) e (iii) observação directa - registo de incidentes críticos. Para proceder ao seu tratamento fez-se uma análise estatística dos dados quantificáveis e uma análise interna dos dados qualitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso pôde verificar-se que as TIC proporcionaram a criação de um ambiente de trabalho mais motivador, em que os alunos foram muito atentos, participativos, empenhados e rigorosos no desenvolvimento das suas tarefas. Conseguiram-se, assim, resultados bastante positivos em termos de avaliação e desenvolvimento de competências gerais, específicas, havendo evidências de melhoria da qualidade do ensino, em particular no Ensino das Ciências Naturais. ABSTRACT: A society, which is constantly changing, gives a permanent challenge to the Educative System. The Information and Communication Technologies (ICT) are one of the biggest factors of that fast change. In this way, rather then scientific alphabetizing of the individuals, technologic alphabetizing is fundamental too, since the early years of school, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship. Therefore, it is important to make studies where the ITC are used in the didactic approach in order to evaluate its results. In this dissertation it is analyzed a case study developed between January and February 2007/08. The aims of the study are at demonstrate the potentialities of ICT, concerning the Natural Sciences Teaching, namely in what concerns: (i) the motivation for the discipline, (ii) the development of general and specific competences, (iii) the learning improvement and (iv) the improvement of the teaching quality.The enrolled students were a group of the 7th grade of Basic Education, where the teacher of Natural Sciences assumed also the paper of researcher. The activities, supported by ICT, were: (i) projection of educative videos, (ii) projection of PowerPoint pictures, (iii) elaboration of works using PowerPoint, (iv) resolution of digital formative tests, (v) Internet search, (vi) delivering works using the email, (vii) creating a documentary, (viii) creating and dynamizing a blog, where the best works were available. The results were assembled by diverse techniques, such as: (i) inquiries by questionnaire, (ii) observation using ICT, through the posts at the blog, the messages posted by email, the student s productions (group works, homeworks, evaluation test), and (iii) direct observation - critical events. For the data treatment a statistical analysis of the quantitative results and an internal analysis of the qualitative results were made. With the development of this case study we could noticed that ICT promoted the creation of a motivating atmosphere, in which students focalized more their attention, became more indebted and rigorous in the development of their tasks. Therefore, positive results were obtained, concerning the evaluation and development of general and specific competences, and it was evident the improvement of teaching quality, particularly in Natural Sciences Teaching.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000225641por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.titlePotencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009000446.pdf6.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.