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http://hdl.handle.net/10773/1357
Title: | Impacte dos quadros interactivos nas práticas docentes : um estudo de caso |
Author: | Antunes, Paula Maria Barreto |
Advisor: | Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves |
Keywords: | Multimédia Tecnologias da informação e comunicação |
Defense Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo teve como objectivo primordial avaliar em que medida a introdução dos quadros interactivos em sala de aula, bem como do software a eles associado, contribuiu para a transformação das práticas docentes numa escola dos 2º e 3º ciclos do ensino Básico. Numa das vertentes deste trabalho verificou-se, através de metodologias qualitativas e quantitativas, quais os efeitos da utilização daquela tecnologia nas práticas docentes e quais os benefícios, dificuldades e problemas que advêm do seu uso. Sendo um instrumento multimédia recentemente introduzido nos meios educacionais portugueses, mas já amplamente utilizado em países como o Reino Unido onde proliferam já várias investigações de âmbito internacional e promovidas por empresas em colaboração com várias universidades britânicas, a literatura associada existe ainda em pequena quantidade. Este trabalho constituiu uma oportunidade de coligir de forma sintética e crítica a informação já construída por vários investigadores e de tentar providenciar as respostas a algumas das questões que intrigam a classe docente e os investigadores, facultando um conhecimento adicional nesta área. Para tal, neste estudo de caso considerou-se um agrupamento de escolas da região centro, criando uma investigação que possibilitará uma generalização relativa, mas com resultados concretos que representarão mais-valias na estruturação de boas práticas pedagógicas. Os dados recolhidos através de entrevistas exploratórias iniciais, de questionários e da observação não participante de algumas aulas, permitiram a reunião de conclusões. Ao contrário do demonstrado por várias pesquisas, o impacte dos quadros interactivos nas práticas docentes foi mínimo na generalidade dos docentes que integraram este estudo. Este pequeno grupo desenvolveu algum trabalho colaborativo ao longo da formação facultada, todavia não conseguiu constituir uma verdadeira comunidade de prática. Poucos professores continuam a recorrer de forma regular e sistemática aos quadros interactivos, perspectivando os benefícios que deles advêm para professores, alunos e suas aprendizagens. Por outro lado, restrições como o número reduzido de quadros interactivos instalados, a necessidade de mais formação nesta área e a ausência de resultados imediatos desmotivaram a maioria dos docentes envolvidos. ABSTRACT: The present study had as its main objective to assess the extent to which the introduction of interactive whiteboards in the classroom, as well as their associated software, contributed towards the transformation of teaching practices in a Basic School (2nd and 3rd cycles). In one of the slants of this study we verified, through qualitative and quantitative methodologies, the effects of the use of this technology in the practices of teachers and what benefits, difficulties and problems arise from its use. It being a multimedia instrument recently introduced in the Portuguese educational settings, but nevertheless widely used in countries such as the United Kingdom, where various studies about international communities of practice proliferate, promoted by the industry in association with several British universities, the associated literature is still scarce. This study constituted an opportunity to collect, synthetically and critically, information already constructed by various researchers and to try to find answers to some questions that intrigue teachers and researchers, making available additional knowledge in the area. For such purpose in the present case study we took a group of schools of the central region of Portugal, setting up a research project that will render possible a relative generalisation of conclusions, but with concrete results that will represent added value in the structuring of good pedagogical practices. The data collected by means of initial exploratory interviews, questionnaires and non-participant observation of some classes, allowed for the reaching of conclusions. Contrary to what is demonstrated by several studies, the impact of interactive whiteboards in the practices of teachers was minimum in the majority of teachers who participated in the study. This small group developed some collaborative work throughout the training administered; nevertheless it didn’t manage to set up a true community of practice. A few teachers still resort regularly and systematically to interactive whiteboards, trusting in the benefits that come from their use for teachers, students and learning. On the other hand, restrictions such as the reduced number of installed interactive whiteboards, the need for more training in this area and the absence of immediate results, did not motivate the majority of teachers involved. |
Description: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1357 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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