Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13562
Title: | Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
Author: | Jesus, Dulce Maria Figueiredo de |
Advisor: | Neto, Maria Teresa Bixirão |
Keywords: | Ensino da matemática Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo Geometria Prática pedagógica |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo foi desenvolvido na unidade curricular Prática Pedagógica
Supervisionada B2, que faz parte do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do
2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como objetivo analisar os
procedimentos que os alunos do 5.º ano utilizam na resolução de tarefas que
envolvem proporcionalidade direta, antes do ensino formal da mesma. Além
disso, pretende-se promover a interdisciplinaridade entre a Educação
Tecnológica, Educação Visual, Português e Ciências Naturais. Para atingir
esta finalidade foi planificada uma experiência de ensino realizada com um
grupo de alunos do 5.º ano no Colégio D. José I, tendo em vista dar resposta
às três questões de investigação: i) Que procedimentos utilizam os alunos do
2.º CEB na resolução de tarefas que envolvem o raciocínio proporcional? ii)
Em que fase do raciocínio proporcional os alunos se encontram antes do
ensino formal da proporcionalidade direta?; iii) Que dificuldades apresentam
os alunos quando confrontados com situações que envolvem o raciocínio
proporcional?
Tendo em conta a natureza das questões de investigação, realizou-se uma
investigação do tipo qualitativo, baseada na investigação-ação. Para isso,
foram recolhidos dados através da elaboração de notas de campo, das
produções orais e escritas dos alunos e do questionário.
Os resultados apontam que na análise do raciocínio proporcional os alunos,
intuitivamente, conseguem obter a razão de semelhança, no entanto, têm
dificuldades em aplicar o raciocínio proporcional na ampliação de figuras. This study was conducted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice Course B2, which is part of the Masters in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education ( CEB ) and is aimed to analyse the procedures that students of the 5th grade use in solving problems involving direct proportion, before this concept was formally taught. Furthermore, we intend to promote interdisciplinary instruction between the subjects of Technological Literacy, Portuguese and Natural Sciences. To achieve this purpose, a teaching experience was planned, conducted with a group of 5th grade students. From Colégio D. José I, in order to respond to the three research questions: i ) Which procedures do students in the 2nd Cycle of Basic Education use when solving problems involving proportional reasoning ii ) At which stage of proportional reasoning are students before they are formally taught direct proportionality? iii) What difficulties do students have when faced with situations involving proportional reasoning? Given the nature of the research questions, we carried out a qualitative research based on research - action. Thus, data was collected through the preparation of field notes, oral and written productions of students and the questionnaire. The results show that when analyzing proportional reasoning, students intuitively manage to get the ratio of similarity. However, they present difficulties in applying proportional reasoning in expanding figures. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13562 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.