Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1353
Title: Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
Author: Fernandes, Fernandina Lopes
Advisor: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Moreira, António
Keywords: Ensino à distância
Tecnologia da informação
B-learning
Ensino superior
Trabalho colaborativo
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de investigação tem por objectivo descrever o desenvolvimento de um estudo sobre as estratégias de interacção a serem utilizadas pelos professores passíveis de viabilizar o processo de construção de conhecimento, no âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia pedagógica combinada (blended-learning). As intenções deste estudo visam, além de identificar e analisar as estratégias mais adequadas para promover a interacção entre os participantes de um curso na modalidade de blended-learning, identificar as características dos formandos que frequentam a referida modalidade de ensino e a sua viabilidade no contexto do ensino superior em Cabo Verde. Tal como nos estudos de Salmon (2000), a constante presença e incentivo do professor constitui factor muito importante para o sucesso dos formandos na referida modalidade de ensino. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura científica neste campo, que procuramos analisar o papel desempenhado pelos professores num Curso de Mestrado em Multimédia em Educação em Cabo Verde, e que permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas e analisadas em estudos futuros. ABSTRACT: The present research report aims at describing the development of a study about interaction strategies to be used by teachers so as to render possible the process of knowledge construction within higher education courses, supported by a mixed pedagogical strategy (blended-learning). The intentions of this study aim at, apart from identifying and analysing the most adequate strategies for the promotion of interaction amongst participants in a blended-learning course, to identify the characteristics of students who attend this mode of teaching and its viability in the context of higher education in Cape Verde. As in the studies by Salmon (2000), the constant presence and incentive on the part of the teacher constitutes a very important factor towards the success of students in this teaching mode. And it is on the basis of similar studies, present in the scientific literature of this field that we try to analyse the role performed by teachers in a Master’s course in Multimedia in Education in Cape Verde. This allowed defining e-moderating strategies able to be reused and analysed in future studies.
Description: Mestrado em Multimédia e Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1353
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009000349.pdf37.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.