Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaldas, Catarinapt
dc.contributor.authorVeloso, Ana Isabelpt
dc.contributor.authorAntunes, Maria Joãopt
dc.date.accessioned2015-02-26T10:21:25Z-
dc.date.available2015-02-26T10:21:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1518-9597pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13529-
dc.description.abstractConsiderando o crescente envelhecimento populacional e a proliferação das tecnologias da informação e comunicação (TIC), a disponibilização de meios adequados ao idoso para a apreensão das TIC mostra-se como uma mais-valia. O artigo apresenta a investigação desenvolvida para conceber, planear, realizar e avaliar quatro tutoriais audiovisuais que permitam ao idoso: i) registar-se na comunidade miOne; ii) conhecer a comunidade miOne, através do tutorial Visita à comunidade miOne; iii) saber usar o correio eletrónico da comunidade miOne; e iv) como conversar na comunidade miOne. A comunidade miOne foi construída com e para o idoso no âmbito do projeto SEDUCE. A investigação foi desenvolvida em três fases, cada uma delas recorrendo a umametodologia diferente, exploratória, investigação-ação e avaliação, respetivamente. Na fase exploratória foram reunidos os conceitos fulcrais que permitiram desenvolver na fase de investigação-ação os guiões de voz-off, através da técnica de focus group. Os quatro tutoriais posteriormente realizados foram avaliados por um grupo de idosos, em diferentes categorias e subcategorias. Os resultados apontam para que os tutoriais audiovisuais concebidos para a comunidade miOne são percetíveis para pessoas que utilizem diariamente as TIC. Ressalvando-se que para iniciantes do uso do Computador e da Internet, que os tutoriais poderiam estar um pouco acelerados.pt
dc.description.abstractConsidering the increasing of aging population and the proliferation of information and communication technologies (ICT), the available ways to the elderly on apprehension of ICT. The paper presents the research undertaken to design, plan, implement and evaluate four audiovisual tutorials that allow the elderly: 1) To register in Mione community; 2) To know Mione community through the tutorial Visit Mione community; 3) To know how to use the e-mail of Mione community; and 4) How to talk in Mione community. Mione community was built with and for the elderly under the SEDUCE project. The research was developed in three phases. Each one using a different methodology: exploratory, research-action and evaluation, respectively. Exploratory the key concepts that were gathered allowed the development of a research-action stage the scripts of voice-over, through the focus group technique. The four tutorials later realized were evaluated by a group of elderly people in different categories and subcategories. The results indicate that audiovisual tutorials designedto be perceived Mione community are for people who daily use ICT. Except that for beginners to use the computer and the Internet, which the tutorials could be slightly accelerated.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdades Integradas "Campos Salles"pt
dc.relationFCT – PTDC/CCI/COM/111711/2009pt
dc.relationCOMPETE–FCOMP–01–0124–FEDER–014337pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdosopt
dc.subjectTutorial audiovisualpt
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectElderlypt
dc.subjectAudio-visual tutorialpt
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt
dc.titleConstrução de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelo idosopt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage53pt
degois.publication.issue14pt
degois.publication.lastPage76pt
degois.publication.titleAugusto Guzzo Revista Acadêmicapt
dc.relation.publisherversionhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/237pt
Appears in Collections:DigiMedia - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
237-714-1-PB.pdfartigo publicado756.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.