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http://hdl.handle.net/10773/13527
Title: | Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos |
Author: | Gonçalves, Emília Cristina |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Educação em ciências Ensino das ciências Ensino básico 1º ciclo Pensamento crítico Estratégias da aprendizagem |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Perante uma sociedade em constante evolução e mutação,
nomeadamente a nível cientifico-tecnológico, o indivíduo é chamado,
cada vez mais, a intervir como construtor dessa mesma sociedade. Para
que essa intervenção aconteça de forma produtiva, importa que esse
mesmo indivíduo seja dotado de uma educação que lhe permita,
também, o desenvolvimento das suas capacidades. Capacidades,
indutoras de tomadas de posições, críticas e reflexivas, perante a
resolução de um problema, que poderão ser alcançadas mediante o
desenvolvimento explícito do pensamento crítico (PC).
Assim, e no contexto educativo, a educação em ciências surge como
área de destaque no ensino básico, uma vez que permite a aquisição de
conhecimentos e capacidades de pensamento. É neste sentido que se
integra a relevância deste estudo, o qual pretende evidenciar a aplicação
de estratégias que estimulem o desenvolvimento das capacidades de
PC. Pois só possuidores de PC, os indivíduos poderão responder, próativamente,
às exigências de uma sociedade em constante
transformação.
Contudo, pesquisas revelam que as estratégias usadas nas práticas de
ensino não objetivam, maioritariamente, as capacidades de PC. É neste
enquadramento que surge o presente estudo, o qual apresenta como
finalidade o desenvolvimento de capacidades de PC de clarificação
elementar (segundo a Taxonomia de Ennis), através da diversificação de
estratégias de ensino/aprendizagem. Deste modo, de acordo com a
finalidade supra citada, apresenta-se como questão de investigação: São
as estratégias: debate, mapa de conceitos e trabalho experimental,
promotoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos,
particularmente de clarificação elementar?
A investigação assentou numa metodologia de investigação-ação do tipo
qualitativo tendo como público – alvo uma turma do 2.º ano de
escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), composta por 22
alunos. A recolha das evidências realizou-se através de diversos
instrumentos como: diário do investigador, gravações áudio das sessões,
registos dos alunos (guião do aluno) e grelhas de auto avaliação.
De acordo com os dados recolhidos e pela análise dos resultados
obtidos, concluímos que estes evidenciam, embora não de forma
homogénea, o uso de capacidades de PC, pelos alunos, na área da
clarificação elementar, nomeadamente a capacidade de focar uma
questão, a capacidade de analisar argumentos e a capacidade de fazer e
responder a questões de clarificação e desafio.
Consideramos, por isso, que as estratégias usadas são potenciadoras do
desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB. No
entanto, é necessário que a sua implementação seja realizada de forma
mais frequente, pois só assim poderemos aferir do seu desenvolvimento. Given a society in constant evolution and mutation, namely at a scientific and technological level, the individual is called to intervene as a builder of that same society. For this intervention to happen productively, it is important that the same individual is endowed with an education that will enable, also, the development of his/hers capabilities. These capabilities will allow the individual to make critical and reflective decisions, before solving a problem, which can be achieved through the explicit development of critical thinking (CT). Thus a science education emerges as an area of importance in an elementary education, since it allows the acquisition of knowledge and thinking skills. This study will demonstrate relevance of the application of strategies that encourage the development of CT skills. Only possessors of CT may respond proactively to the demands of a society in constant transformation. However, research shows that the strategies used in teaching practices do not plan for CT capabilities. The purpose of this present study is to clarify the development of elementary CT capabilities (according to the Taxonomy of Ennis), through diversified teaching/education strategies. So at this point, the ultimate research question that is presented is: Are the strategies: debates, concept maps and experimental work, promoting the development of CT capabilities in students, particularly in elementary clarification? The investigation was based on a research/action methodology in a qualitative capacity, using a small group consisting of 22 students in the 2end Year of Primary School. The collection of evidence was possible with the following instruments: researcher journals, audio recordings of meetings, student records (student screenplay) and self-evaluation grids. According to the data collected and the analysis of the results obtained, although not homogeneously, we conclude that they show evidence of the use of CT skills by students in the area of elementary clarification, in particular, the ability to focus one question, analyze arguments and ask and answer questions of clarification and challenge. We consider that the strategies used potentiate the development of 1st year Primary school students CT skills. However, it is necessary that its implementation be carried out more frequently, because only then can we assess their development. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13527 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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