Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13509
Title: Questionar e argumentar online: possibilidades de pensamento crítico com a utilização do ARGUQUEST®?
Author: Neri de Souza, F.
Rodrigues, A. V.
Keywords: Pensamento Crítico
Questionamento
Argumentação
TIC
Arguquest®
Issue Date: 2014
Publisher: UA Editora
Abstract: O pensamento crítico não se resume a questionar e argumentar, mas não é possível promovê-lo de forma plena sem o desenvolvimento destas duas capacidades. Compreendemos também que formular perguntas e argumentos fundamentados é um dos desafios mais importantes no processo de ensino e de aprendizagem. Assim, não é possível conceber o desenvolvimento do pensamento crítico em contexto educativo sem que haja o estímulo ao questionamento e à argumentação. No entanto, quando os investigadores ao longo das últimas décadas, em diferentes contextos e níveis de escolaridade observam o padrão de questionamento e argumentação em sala de aula percebem que: i) é dominado pelo discurso do professor; ii) as muitas perguntas e poucos argumentos dos professores são em média de baixo nível cognitivo; iii) não existe tempo nem ambiente propício ao questionamento, pensamento e argumentação dos alunos; iv) as poucas perguntas dos alunos também são de baixo nível cognitivo. Como é possível então pensarmos no desenvolvimento destas dimensões num contexto de ensino centrado no professor e de quase exclusiva memorização de conteúdos e sua reprodução? Por isso, diversos educadores e investigadores têm criado instrumentos e estratégias inovadores que estimule o questionamento e argumentação de qualidade na interação entre professores e alunos. Apesar destas estratégias e instrumentos terem alcançado algum sucesso na modificação do padrão de interação em sala de aula, era necessário um recurso que permitisse o desenvolvimento, de forma sistemática, das capacidades de questionamento e argumentação em contexto online com possibilidade de integração com estratégias em contextos presenciais. Para responder a esta necessidade surge o ArguQuest que é um recurso digital desenvolvido na Universidade de Aveiro a partir de duas teses de doutoramento. Uma das teses centrava-se no estudo da argumentação e a outra no estudo do questionamento, daí a composição do nome desta plataforma online - ArguQuest. Esta ferramenta segue uma lógica cloud education em ambiente distribuído e baseia-se num modelo de interação que pretende incentivar e apoiar o questionamento e a argumentação sobre uma situação-problema de um tema escolhido, promovendo propostas de pontos de vista individuais e justificações dialógicas bem como a clarificação de posições, com o objetivo de fomentar reflexões de alto nível para a promoção do pensamento crítico. Estando o ArguQuest pronto desde janeiro de 2013, depois de vários testes operacionais, utilizamos a ferramenta em contexto real na unidade curricular “Didática das Ciências Integradas”, com alunos futuros professores do ensino básico. Este trabalho além de analisar as primeiras percepções dos alunos quanto à viabilidade de utilização e de aprendizagem com o ArguQuest, pretende identificar as capacidades de pensamento crítico que este recurso digital permite mobilizar, bem como averiguar a mudanças dos padrões de questionamento e argumentação ao longo do processo de discussão de uma situação-problema via ArguQuest. Seguimos uma metodologia de natureza qualitativa de índole exploratória de um caso de aplicação deste recurso em contexto bLearning. Além das perguntas e argumentos formulados individualmente e em grupo durante o processo de interação online via ArguQuest, também analisamos o produto final, que são os “mapas ArguQuest”, e a apresentação e discussão destes mapas em contexto presencial. Os resultados indicam alguns constrangimentos técnicos que acabaram por atrasar a realização dos mapas ArguQuest, mas também indicam potencialidades na sistematização do desenvolvimento do pensamento crítico com base no questionamento e na argumentação.
URI: http://hdl.handle.net/10773/13509
ISBN: 978-972-789-424-6
Publisher Version: http://redepensamentocritico.web.ua.pt/?page_id=46
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PensamentoCritico.pdfCapítuloLivro" QUESTIONAR E ARGUMENTAR ONLINE: POSSIBILIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO COM A UTILIZAÇÃO DO ARGUQUEST®?"14.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.