Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Celina Tenreiropt
dc.contributor.authorSilva, Marisa Rodrigues Maia de Oliveirapt
dc.date.accessioned2015-02-24T16:55:37Z-
dc.date.available2015-02-24T16:55:37Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13486-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractFace à importância crescente de promover uma educação em ciências desde os primeiros anos de escolaridade, potenciadora de sinergias entre diferentes perspetivas, este estudo teve como finalidade a conceção, produção, implementação e avaliação de atividades de ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC), num quadro de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Decorrente da finalidade, formularam-se as questões de investigação: Qual o contributo das atividades de ciências desenvolvidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS, para promover aprendizagens dos alunos ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e do desenvolvimento de capacidades de PC? Quais as representações dos alunos sobre o contributo das atividades realizadas para a mobilização/construção de conhecimentos científicos e para a mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC? Qual a opinião dos alunos sobre as atividades que realizaram? Adotando uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação, o estudo foi realizado com uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de quinze sessões, os alunos realizaram as atividades produzidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS. Foram recolhidos dados através de vários instrumentos, no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as atividades de ciências desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para promover aprendizagens ao nível da mobilização/construção de conhecimentos científicos e da mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos. Na perspetiva dos alunos, as atividades que realizaram foram um contributo relevante para mobilizarem/construírem conhecimentos científicos e para mobilizarem/desenvolverem capacidades de PC. Os alunos manifestaram que gostaram e se envolveram com entusiasmo na sua realização, considerando-as interessantes e motivadoras.pt
dc.description.abstractThe current study was designed taking into account the importance of promoting science education from the first years of schooling, building convergences between different perspectives – Science-Technology-Society (STS) and Critical Thinking (CT), according to the Education for Sustainable Development (ESD).The study aimed to develop (conceive, produce, implement and evaluate) sciences activities with STS/CT orientation, within an EDS framework. According to the study aim, the research questions formulated were: What is the contribution of the science activities developed with STS/CT orientation, within an ESD framework, to promote students’ scientific knowledge mobilization/construction and CT abilities mobilization/development? What are the students’ representations on the contribution of the activities for the mobilization/construction of scientific knowledge and to the mobilization/development of CT abilities? What is the students’ opinion on the activities that did they carry out? This action-research was carried out with a group of the 1.st year of the elementary school, along fifteen sessions, during which students performed the science activities produced with STS/CT orientation, within an ESD framework. The data were collected through several instruments in the context of different techniques of collecting data, including the development of an instrument of analysis of students´ productions. In the data analysis, the privileged technique was the content analysis. The results obtained from the analysis of the collected data allowed to conclude that the science activities developed in the context of the study contributed to promote students’ scientific knowledge mobilization/construction and student’s CT abilities mobilization/development. From students’ point of view, the science activities were a relevant contribution to promote theirs scientific knowledge mobilization/construction and CT abilities mobilization/development. Students expressed that they like the activities which were performed enthusiastically, considering them interesting and motivating.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em ciênciaspt
dc.subjectPensamento críticopt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectAtividades em ciênciaspt
dc.subjectCTS - Ciência-Tecnologia-Sociedadept
dc.subject.othereducação em ciênciaspt
dc.subject.other1.º CEBpt
dc.subject.otherAtividadespt
dc.subject.otherCiência-tecnologia-sociedadept
dc.subject.otherPensamento críticopt
dc.subject.otherDesenvolvimento sustentávelpt
dc.titleAtividades de ciências com orientação CTS/PC num quadro EDSpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201586410-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf19.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.