Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13448
Title: Ordem e caos : da necessidade de estrutura à ameaça de ruína
Author: Marques, Sérgio Filipe Teixeira Tavares Santos
Advisor: Bastos, Paulo Bernardino das Neves
Keywords: Criação artística e contemporânea
Corpo humano - Arte
Estética
Arte contemporânea
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação propõe um entendimento alargado das relações possíveis entre as noções de (des)ordem e as formas como se manifestam visualmente, sobretudo através da ruína. A abordagem recorrente é sobretudo suportada pelas humanidades pela própria prática artística. Procura-se entender de que forma são estas relações apropriadas e traduzidas em obras que, segundo uma perspetiva histórica, devem preservar a sua materialidade. Para tal, apresenta-se a ruína como fenómeno natural ou provocado pela ação humana, assim como nas obras ou metodologias de artistas modernos e contemporâneos. Estabelecem-se pontos de contato entre a ruína e uma estética de fragmentação que questiona a natureza da obra de arte como objeto unificado. Trabalhar com ou sobre a ruína é ou não um processo metodológico paradoxal, um que admite na construção do objeto de arte o seu potencial entrópico?
The present work proposes an extended understanding concerning the possible relations existing between the concepts of dis(order) and the ways they are visually embodied, namely through the ruin. The usual approach is mainly supported by the fields of humanities as well as by the artistic practice itself. One tries to understand the ways in which this idea is appropriated and translated into works that, through a historical perspective, must maintain their materiality. To this end, some of the most recent manifestations of the ruin (as a man-made or as a natural occurrence), works and methodologies of modern and contemporary artists are introduced. Contact points are set up between the ruin and an aesthetic of fragmentation that questions the nature of the artwork as an unified object. Working with or about the ruin is or is it not a paradoxical methodological process, one that admits within the construction of the art object its own entropic potential?
Description: Mestrado em Criação artística e contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/13448
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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