Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13422
Title: O comportamento do consumidor em contexto de promoções de venda
Author: Camarinha, Sérgio David Leça
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Keywords: Comportamento do consumidor
Promoção de vendas
Marketing
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os responsáveis pela gestão de centros comerciais têm a necessidade de compreender como se comportam os seus consumidores num contexto real de compra. Esse desafio surge porque, cada vez mais, um crescente número de pessoas opta por realizar compras pela internet, levando a uma diminuição, não só do fluxo de consumidores, como também do volume de compras efetuadas nos centros comerciais. Atualmente, existem ferramentas que conseguem recolher, organizar e analisar como as pessoas se movimentam num determinado espaço, permitindo que se saiba quantos consumidores entram nesse espaço, que zonas visitam, quanto tempo dura a sua visita, entre outras informações. Esses dados revelam-se indispensáveis na hora de se delinear estratégias promocionais que visem contrariar fenómenos como o showrooming. O objetivo principal desta dissertação consiste assim em analisar o comportamento do consumidor, num centro comercial, num contexto de promoções de venda, utilizando uma tecnologia de contabilização e posicionamento de pessoas. Foram escolhidas as semanas promocionais do Dia dos namorados (entre 8 e 14 de Fevereiro de 2014) e do Dia da mãe (entre 28 de Abril e 4 de Maio de 2014). Realizou-se uma análise quantitativa dos dados recolhidos num teste piloto que a empresa AroundKnowledge se encontra a realizar num centro comercial do norte do país. Os dados utilizados reportam-se ao período entre 1 de Abril de 2013 e 4 de Maio de 2014. O tratamento e análise dos dados permitiu que se retirassem conclusões quanto à evolução anual do número de visitantes no centro comercial; quais as horas que registam mais visitas; que zonas são mais visitadas; quais os acessos mais utilizados; qual o tempo médio de permanência de um visitante no centro comercial e quanto tempo passa, em média, um consumidor dentro das lojas. No cruzamento das variáveis é explorado o efeito de crowding no comportamento do consumidor.
Shopping Centres’ Managers have a need to understand how their consumers behave in a real context of purchase. This challenge arises because a growing number of people choose to make online purchases. This leads to a decrease not only in the flow of consumers, but also on the volume of purchases in shopping centres. Currently, there are tools that can collect, organize and analyze how people move in a given space, learn how many consumers enter that space, which areas they visit, how long is their visit, and other information. These data is indispensable when there is the need to think and execute promotional strategies aimed at acquiring phenomena such as showrooming. The main goal of this dissertation is to analyze consumer behavior in a shopping centre, in a context of sales promotion, using a technology that is used for the accounting and positioning of people. The promotional weeks of Valentine's Day (between 8 and 14 February 2014) and Mother's Day (between April 28 and May 4, 2014) were the weeks chosen for this study. We conducted a quantitative and qualitative analysis of data collected in a pilot test that the company AroundKnowledge has in place in a Shopping centre in the north of Portugal. The data used refers to the period between April 1, 2013 and May 4, 2014 The processing of these data allowed to withdraw conclusions about the evolution of the annual number of visitors at the shopping centre; which hours recorded more visits; areas with most visits; which are the accesses most often used; what is the average length of stay of a visitor at the shopping centre and how much time, on average, a consumer spends within the stores. At the intersection of these variables it is explored the effect of crowding on consumer behavior.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/13422
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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