Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Lucília Maria Pessoa Tavares dospor
dc.contributor.authorMatela, Vanda Maria Freirepor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:38:38Z-
dc.date.available2011-04-19T13:38:38Z-
dc.date.issued2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1338-
dc.descriptionMestrado em Educaçãopor
dc.description.abstractSão temas tão actuais como a exploração do Espaço, frequentemente trazidos ao conhecimento geral pela comunicação social, que contribuem para suscitar o entusiasmo e a curiosidade pelos fenómenos astronómicos, e levantam a questão de a escola possuir ou não condições e meios, no seu espaço físico, para promover aprendizagens significativas nesta área. O presente trabalho propõe-se averiguar sobre a contribuição da utilização de um Exploratório no 1º CEB. O estudo é composto por uma apresentação não exaustiva do quadro geral do Ensino das Ciências (suas principais características, nomeadamente no tema Sol-Terra-Lua, que foi a temática seleccionada pelo grau de abstracção inerente), e de um estudo de caso realizado no 1º ano do 1º CEB (análise e discussão dos resultados). De entre algumas hipóteses possíveis para complementar a eventual falta de condições e meios, seleccionou-se a de recorrer a um Centro Interactivo de Ciência, por ser uma estrutura facilmente acessível e disponível no contexto escolar em consideração. No caso em estudo pretende-se contribuir para perceber se os alunos que usufruem de actividades de ensino/aprendizagem diversificadas sobre aspectos ligados à Astronomia, num contexto não formal – Exploratório Infante D. Henrique em Coimbra – onde podem ser simuladas algumas observações astronómicas, adquirem uma melhor compreensão dos fenómenos e dos conceitos que a abordagem levanta, principalmente quando apelam a um nível elevado de abstracção. Procura-se perceber qual a influência que o Exploratório tem na motivação para o ensino/aprendizagem das ciências e na promoção de competências. Este trabalho pretende ser um testemunho na tentativa de superar as necessidades de implementação de um Ensino das Ciências no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, e proporcionar aos docentes informação sobre os resultados que podem esperar da utilização de meios necessários e disponíveis para poderem responder, de uma forma eficaz, aos desafios inerentes à sua prática profissional. Neste sentido espera-se contribuir para a diversificação de estratégias de ensino/aprendizagem, bem como para identificar alguns dos obstáculos sentidos pelos professores na abordagem de temas abstractos. ABSTRACT: Current subjects such as space exploration, frequently brought to the common knowledge by media, which contributes to arouse the enthusiasm and the curiosity for the astronomic phenomenon, which raises the question of whether the school possesses or not conditions and ways, in its physic space, to promote significant learning in this area. The present work intends to investigate the contribution for learning purposes of the use of an Exploratorium in the first cycle. This study is not an exhausting presentation of the general picture of the education of the sciences (its main characteristic, mainly in the subject Sun- Earth-Moon, that was the thematic taught for the degree of inherent abstractor), and of a study case carried through in the first year of the first cycle. Among some possible ways to complement the eventual lack of conditions and ways, we chose an interactive science centre, for being a structure easily accessible and available in the school context in consideration. In this case it is intended to understand if the pupils who benefit from diversified activities of teaching/learning about Astronomy, in a non-formal context – Exploratorium Infante D. Henrique in Coimbra - where there can be simulated some astronomic observations, acquire a better understanding of the phenomenon and the concepts, mainly when they appeal to a big abstraction level. We try to understand the influence the Exploratorium may have in the motivation for teaching/learning of the sciences and in the promotion of competencies. This work intends to be a testimony in the attempt to overcome the necessity to implement science study in the first year of the first cycle and to provide the teachers data about what results to expect when using necessary and available means that may answer in a satisfactory way to the challenges of their practice. In this way it’s expected to contribute to the diversification of strategies of the teaching / learning, as well as, to identify some of the obstacles felt by teachers when approaching abstractor subjects.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207881por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectMétodos pedagógicospor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspor
dc.titleA influência do exploratório na aprendizagem das ciências no 1º CEBpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008001763.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.