Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13371
Title: Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
Author: Fernandes, João Marcelo Castela Guerra
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Administração pública
Universidade de Aveiro - Alunos
Alunos do superior
Tutores
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A promoção do sucesso académico e pessoal dos estudantes da Universidade de Aveiro (UA) tem sido um dos seus desígnios enquanto Instituição de Ensino Superior. Visando dar resposta a este propósito, a UA tem desenvolvido desde 2010 um Programa de Tutoria (PT-UA). O presente trabalho pretende relatar e avaliar a implementação e funcionamento deste programa ao longo do ano letivo 2012/13. Neste trabalho, apresenta-se o PT-UA, os seus objetivos, estrutura e modo de funcionamento, e descreve-se a implementação do projeto no ano em estudo. Utilizando uma abordagem mista, baseada na recolha de informação de diferentes fontes e utilizando diferentes técnicas: observação direta, análise de documentos, e a aplicação de inquéritos e entrevistas aos intervenientes no programa, analisa o funcionamento do programa. Os resultados do estudo permitem reconhecer as mais-valias do PT-UA, nomeadamente em termos da participação dos novos estudantes e dos estudantes mentores nas atividades propostas e na capacidade dos tutores de conhecer os estudantes e de identificar casos de preocupação atempadamente. Alguns dados preliminares indicam que houve um incremento na média das classificações dos estudantes em ciclos de estudo participantes no programa. São feitas recomendações para medidas que visam o reforço do PT-UA e a sua sustentabilidade no futuro.
The promotion of the academic and personal success of its students has been one of the goals of the University of Aveiro (UA) as an Institution of Higher Education. With the aim of meeting this goal, the UA has been developed a Tutoring Programme (PT-UA) since 2010. This report aims to record and evaluate the implementation and functioning of this programme during the academic year 2012/13. In this study, the PT-UA, its objectives, structure and mode of functioning are presented and its implementation in the year under review is described. Using a mixed approach, based on the collection of information and using different techniques: direct observation, document analysis, and the administration of questionnaires and interviews to the participants in the programme, the functioning of the programme is analysed. The results of the study permit the recognition of the benefits of the PT-UA, namely in terms of the participation of new students and student mentors in the activities proposed and of the capacity of the tutors to know the students and identify cases of concern in good time. Some preliminary data indicate that there was an increase in the average grades of students on study cycles involved in the programme. Recommendations are made for measures which may reinforce the PT-UA and its sustainability in the future.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/13371
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.