Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1335
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dc.contributor.advisorBarbas, Maria da Costa Potes Franco Barrosos Santa-Clarapor
dc.contributor.authorLoureiro, Ana Cristina de Castropor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:38:36Z-
dc.date.available2011-04-19T13:38:36Z-
dc.date.issued2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1335-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractO presente estudo, Aprendizagem híbrida: b-Learning – da sala de aula ao ciberespaço, integra-se no âmbito do trabalho de investigação no Mestrado em Multimédia em Educação. Tem como principal finalidade criar e a avaliar o impacto de um módulo de aprendizagem on-line, como complemento às aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, no domínio das tecnologias da informação e comunicação. Pretendemos, em particular, verificar a evolução das competências dos alunos que frequentam uma disciplina de multimédia, de segundo semestre, do primeiro ano de uma licenciatura na área da animação cultural, de uma Escola Superior de Educação, mais especificamente no módulo que diz respeito à linguagem HTML. Procedemos, ainda, à “declinação” de todo o material em formato papel para o formato digital. Na primeira parte do texto, sociedade em rede: desafios, contextualizámos o estudo, caracterizando o espaço sala de aula, enquanto espaço colaborativo; os actores da sociedade do conhecimento – professores e aprendentes; e os instrumentos de aprendizagem interactivos, distintivos de uma sociedade em rede. Na segunda parte, conteúdos: desafios de mudança, estudámos que alterações são necessárias efectuar para que se possa implementar um complemento de formação em formato de blended learning. Demonstrámos como se “declinam” os conteúdos do formato papel para o formato digital e apresentámos, ainda, as transformações que o professor terá que efectuar para desempenhar outros papéis – de professor a tutor. Caracterizámos, também, as plataformas de gestão de aprendizagens e a forma como procedemos à implementação do complemento de aprendizagem na Moodle. Na terceira parte, metodologia do projecto tecnológico, descrevemos o objecto de estudo da nossa investigação. Na quarta parte, implementação do projecto, apresentamos o processo de implementação do complemento de aprendizagem em formato de b-Learning, bem como os resultados obtidos no estudo de caso. Na quinta parte, discussão em análise, comparámos os resultados obtidos no nosso estudo de caso com outros dados já existentes, o que nos irá permitir reflectir sobre as implicações deste formato multimodal no processo de ensinar e aprender a distância. ABSTRACT: The present study, Hybrid Learning: b-learning – from the classroom to cyberspace, is part of a research for the Masters Multimédia em Educação. The main objective of this study is to create and evaluate the impact of an online training module as a complement to traditional lectures. This module contributed to the development and acquisition of specific and transversal competences in Information and Communication Technologies. We intend to verify the improvement in HTML language, on the competence level, of those students who attend the first year, second semester subject multimedia of a degree in the area of cultural animation lectured at a Superior School of Education. We also transformed all material in paper format in digital format. First part of study, on-line society: challenges, we characterized the classroom space while a collaborative space; the role-players of the information society – teachers and apprentice; the instruments of interactive learning, signs of an online society. Second part of study, contents: change challenges, we studied what changes were needed to implement a training module in blended-learning format. We demonstrated how to transform contents in paper format in digital format. We too presented the transformations undergone by the teacher in order to play other roles – teacher-tutor. We characterized the learning management system (LMS) and how we implemented the training module in the LMS Moodle. Third part of study, methodology of the technological project, we described the object of our study. Fourth part of study, implementation of the project, we described how the implementation of the training module in b-learning format went, as well as the results obtained in the case study. Fifth part of study, analysis of discussion, we compared the results obtained through our case studies with other existing data from similar researches. This allows us to reflect about the implications of this kind of multimodal format of teaching and learning.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000209737por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectB-learningpor
dc.subjectMétodos pedagógicospor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspor
dc.titleAprendizagem híbrida : b-Learningpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
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DEP - Dissertações de mestrado

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