Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13231
Title: Trabalho de projeto: a promoção da participação ativa das crianças
Author: Jorge, Mélanie Leite
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Educação pré-escolar
Processo de aprendizagem
Trabalho de projeto - Participação das crianças
Prática pedagógica
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este articula-se com um projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, que se insere na temática da organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem, em que se implementou a estratégia do Trabalho de Projeto em contexto do pré-escolar. O projeto teve como principais objetivos aprofundar o nosso conhecimento acerca do Trabalho de Projeto e investigar qual o seu contributo, enquanto estratégia promotora da participação ativa das crianças, para o desenvolvimento das suas aprendizagens. Este projeto possui características de investigação-ação colaborativa, sendo que se elegeu como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, a áudio e vídeo-gravação dos Conselhos de Grupo e das sessões dos Trabalhos de Projeto desenvolvidos, os documentos elaborados pelas crianças no âmbito dos mesmos, uma entrevista realizada à Orientadora Cooperante e alguns registos do Diário de Grupo. Os resultados alcançados possibilitaram-nos concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma estratégia promotora da participação ativa das crianças na tomada de decisões relativas às suas aprendizagens e potenciadora do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes e valores.
This Final Internship Report was done to obtain the requirements for the Master’s Degree in Preschool and Primary School Education. This report is connected to an intervention and research project, developed in the Supervised Teaching Practice training component, which falls on the theme of organization and management of the teaching and learning process, where the Project Work strategy was implemented in a preschool context. The project’s main goals were to increase our knowledge about the Project Work and to discover what its contribution would be like as a strategy that promotes the active participation of children in order to develop their learning. This project has collaborative action-research characteristics and there are some aspects which were elected as recognized techniques and data collection tools. These are observation, field notes, the audio and video recordings of the sessions, the documents done by the children, an interview with the Teaching Advisor and some Group Diary entries. The accomplished results allowed us to conclude that Project Work is, in fact, one promotional strategy of the active participation of children in decision making in terms of their learning and development of their knowledge, skills and attitudes and values.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13231
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho de projeto_a promocao da participacao ativa das criancas.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.