Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13231
Title: | Trabalho de projeto: a promoção da participação ativa das crianças |
Author: | Jorge, Mélanie Leite |
Advisor: | Tomaz, Ana Carlota |
Keywords: | Educação pré-escolar Processo de aprendizagem Trabalho de projeto - Participação das crianças Prática pedagógica Estratégias da aprendizagem |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado para cumprimento
dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este articula-se
com um projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido na
componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, que
se insere na temática da organização e gestão do processo de ensino e
de aprendizagem, em que se implementou a estratégia do Trabalho de
Projeto em contexto do pré-escolar. O projeto teve como principais
objetivos aprofundar o nosso conhecimento acerca do Trabalho de
Projeto e investigar qual o seu contributo, enquanto estratégia
promotora da participação ativa das crianças, para o desenvolvimento
das suas aprendizagens.
Este projeto possui características de investigação-ação colaborativa,
sendo que se elegeu como técnicas e instrumentos de recolha de
dados a observação, as notas de campo, a áudio e vídeo-gravação dos
Conselhos de Grupo e das sessões dos Trabalhos de Projeto
desenvolvidos, os documentos elaborados pelas crianças no âmbito
dos mesmos, uma entrevista realizada à Orientadora Cooperante e
alguns registos do Diário de Grupo.
Os resultados alcançados possibilitaram-nos concluir que o Trabalho de
Projeto é, de facto, uma estratégia promotora da participação ativa das
crianças na tomada de decisões relativas às suas aprendizagens e
potenciadora do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e
atitudes e valores. This Final Internship Report was done to obtain the requirements for the Master’s Degree in Preschool and Primary School Education. This report is connected to an intervention and research project, developed in the Supervised Teaching Practice training component, which falls on the theme of organization and management of the teaching and learning process, where the Project Work strategy was implemented in a preschool context. The project’s main goals were to increase our knowledge about the Project Work and to discover what its contribution would be like as a strategy that promotes the active participation of children in order to develop their learning. This project has collaborative action-research characteristics and there are some aspects which were elected as recognized techniques and data collection tools. These are observation, field notes, the audio and video recordings of the sessions, the documents done by the children, an interview with the Teaching Advisor and some Group Diary entries. The accomplished results allowed us to conclude that Project Work is, in fact, one promotional strategy of the active participation of children in decision making in terms of their learning and development of their knowledge, skills and attitudes and values. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13231 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho de projeto_a promocao da participacao ativa das criancas.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.