Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13228
Title: Lendas e educação para os valores no 1º CEB
Author: Soares, Maria de Fátima Morais
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Ensino de valores
Educação pré-escolar
Língua portuguesa
Desenvolvimento das competências
Compreensão da leitura - Ensino básico 1º ciclo
Textos literários
Narrativa
Educação para os valores
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo visava determinar a possibilidade de ajudar crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico a desenvolver valores associados à solidariedade e, simultaneamente, competências em compreensão na leitura, através de atividades realizadas com recurso a uma lenda. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada em atividades que permitiram desenvolver a compreensão na leitura (nomeadamente no que se referia à identificação de ideias principais dos textos lidos e da estrutura do texto narrativo) e, paralelamente, levavam as crianças a refletir sobre a importância da solidariedade. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e à sua evolução em termos de educação para os valores, nomeadamente a partir das atividades realizadas durante a intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados permitiu concluir que a exploração de uma lenda e de outros textos a ela associados estimulou a reflexão sobre o valor social da solidariedade. Paralelamente, as crianças desenvolveram competências em compreensão na leitura, sobretudo em termos de identificação de ideias principais dos textos e da estrutura de textos narrativos, e aplicaram-nas na escrita de textos narrativos.
This study aimed to develop competences in reading comprehension and the reflection on solidarity in children attending a primary school (8-9 year old) through the use of narrative texts, including a popular religious legend. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on tasks involving the use of certain reading strategies: identifying main ideas in texts and the conventional structure of narrative. Otherwise the study of the selected texts promoted the reflection on solidarity. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension, being capable of identifying main ideas in texts and using the narrative structure in texts they wrote. Besides they were more aware of the importance of solidarity in social life.
Cette étude avait pour but le développement de compétences en compréhension écrite et la réflexion sur la solidarité à l’École Maternelle, à partir de l’exploitation de récits, notamment une légende religieuse très populaire au Portugal. Ainsi, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches demandant le recours à l’identification d’idées principales de textes et de la structure du récit. En même temps, on réfléchissait avec les enfants sur l’importance de la solidarité. Ce travail a été fait avec des enfants de CE2. À partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique, on a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite en ce qui concernait l’identification d’idées principales dans des textes, l’usage de la structure du récit dans la production de textes écrits et la réflexion sur la solidarité. L’analyse de contenu des données a révélé que ces enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite et production de textes écrits. D’autre part, on a constaté qu’ils étaient plus conscients du rôle joué par la solidarité dans la vie sociale.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13228
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lendas e Educação para os valores 1.º CEB.pdf5.34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.