Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorDuarte, Cátia Marisa Oliveirapt
dc.date.accessioned2015-01-21T11:57:35Z-
dc.date.available2015-01-21T11:57:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13227-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita.pt
dc.description.abstractThis study aimed to develop orthographic competencies in children attending primary school (9-10 year old) and their ability to reflect on rules underlying the orthography in their mother tongue. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention including tasks focused on reading and writing, some of them of ludic nature. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved their orthographic competence and developed the ability to identify the underlying rules while reading and writing in their mother tongue.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da escritapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subjectOrtografia - Língua portuguesapt
dc.subjectEnsino da leiturapt
dc.subjectAcordos ortográficospt
dc.subject.otherCompetência ortográficapt
dc.subject.otherAcordo Ortográficopt
dc.subject.otherInteração leitura-escritapt
dc.subject.othermetareflexãopt
dc.subject.other1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.titleInteração leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201569957-
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
interacao leitura escrita e ortografia no 1 ciclo do ensino basico.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.