Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13227
Título: Interação leitura-escrita e ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Duarte, Cátia Marisa Oliveira
Orientador: Sá, Cristina
Palavras-chave: Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das competências
Ortografia - Língua portuguesa
Ensino da leitura
Acordos ortográficos
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo pretendeu desenvolver a competência ortográfica de alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir de atividades de leitura e escrita. Paralelamente, promoveu-se a reflexão sobre esta componente da escrita e o novo Acordo Ortográfico, recorrendo também a algumas atividades de índole lúdica. A intervenção didática foi levada a cabo com alunos a frequentar o 4º ano de escolaridade. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em produção escrita, tendo em conta a dimensão da ortografia, e também sobre a sua capacidade de reflexão sobre as regras que a regem. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de competência ortográfica e adquirido alguma capacidade de reflexão sobre este aspeto do uso escrito da língua portuguesa através de atividades associadas à leitura e à escrita.
This study aimed to develop orthographic competencies in children attending primary school (9-10 year old) and their ability to reflect on rules underlying the orthography in their mother tongue. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention including tasks focused on reading and writing, some of them of ludic nature. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved their orthographic competence and developed the ability to identify the underlying rules while reading and writing in their mother tongue.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13227
Aparece nas coleções: DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
interacao leitura escrita e ortografia no 1 ciclo do ensino basico.pdf2.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.