Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13209
Title: A autoestima numa sala do 1º CEB: um estudo de caso
Author: Gomes, Ana Filipa Tavares Silva
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação das crianças
Auto-estima
Desenvolvimento pessoal e social
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Prática pedagógica
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este projeto surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e é o resultado do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares articuladas entre si, Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) e Seminário de Investigação Educacional (SIE). A intervenção pedagógica realizada teve como principal preocupação a promoção da autoestima junto de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, com especial atenção a uma criança que suscitava alguma preocupação ao nível do seu bem-estar e da qualidade da sua implicação em diversas atividades. Com este objetivo, foram concebidas, implementadas e avaliadas diversas atividades e intervenções, de forma articulada com o desenvolvimento do currículo no 1.º CEB, envolvendo várias áreas curriculares. Considera-se que tendo as intervenções ocorrido num espaço de tempo curto, os resultados obtidos não nos permitem afirmar com toda a certeza a efetividade das intervenções. De qualquer modo, entende-se que a preocupação em desenvolver atividades e proporcionar momentos que promovessem a autoestima das crianças resultou, em termos imediatos, em maior bem-estar emocional e parece ter contribuído positivamente no processo de desenvolvimento do grupo e da criança alvo. No final do período de prática pedagógica, esta criança parecia revelar sinais de mais elevada autoestima, verificando-se maior bem-estar e atitudes ou comportamentos académicos mais adequados.
This project within the Master´s degree (2nd cycle degree) in Teacher Education - Pre-school education and 1st cycle of basic schooling in the University of Aveiro is the result of the work done within two interconnected curricular units, Prática Pedagógica Supervisionada (Supervised Teaching Practice) - traineeship, and Seminário de Investigação Educacional - SIE (Educational Research Seminar). The educational intervention performed aimed the promotion of self-esteem with a 2sd grade class of the 1st cycle, with special attention to a child who raised some concern in terms of his welfare and quality of its implication in various activities. Bearing this in mind, we designed, implemented and evaluated various activities and interventions, in coordination with the development of the curriculum in the 1st cycle, involving various curricular areas. It is considered that the interventions have occurred in a short period of time, the results did not allow us to state with certainty the effectiveness of interventions. Anyway, it is understood that the concern in developing activities and provide moments that promote the self-esteem of children resulted in immediate terms, a greater emotional welfare, and seems to have contributed positively in the process of group development and child target. At the end of the teaching practice, this child seemed to show signs of higher self-esteem, checking for greater welfare and academic attitudes or behaviours more appropriate.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13209
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a autoestima numa sala do 1 ceb.pdf901.23 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.