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Title: Sensibilizar para a “não discriminação por incapacidade”
Author: Fernandes, Ana Filipa Almeida
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação especial
Pessoas com necessidades especiais
Ensino básico 1º ciclo
Integração social
Inclusão social
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Sendo a escola um lugar ideal para formar cidadãos é importante que ela acolha toda a população escolar, numa perspetiva de escola para todos, indo ao encontro de uma educação inclusiva, respeitando e valorizando as diferenças. Assim, torna-se um desafio atender à diversidade da população escolar, principalmente dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), promovendo um ambiente de aceitação, partilha, reflexão e interajuda através de relações interpessoais de qualidade. Nesta linha de pensamento, o presente trabalho, desenvolvido numa turma do 1.º ciclo do ensino básico, teve como principais objetivos sensibilizar as crianças de um 2.º ano de escolaridade para as questões da não discriminação, procurando proporcionar-lhes a vivência de diversas situações relacionadas com as incapacidades auditiva, visual e motora, no sentido de educar a sua compreensão e empatia em relação a tais situações. Procurou-se, ainda, perceber o impacto de diversas estratégias pedagógicas/didáticas de sensibilização à não discriminação por incapacidade nas aprendizagens das crianças. Concluímos assim, que os alunos revelaram bastante sensibilidade para a problemática das pessoas com deficiência, uma vez que, ao longo das sessões foram demonstrando, cada vez mais, atitudes de respeito para com aqueles que, por alguma razão, são “diferentes”.
Being the school an ideal place to train citizens it is important that it welcomes all school population, in a perspective of school for all, with the objective of an inclusive education, respecting and valuing differences. Thus, it becomes a challenge to meet the diversity of the school population, especially the students with Special Educational Needs, fostering an environment of acceptance, sharing, reflection and mutual aid through quality interpersonal relationships. In this line of thought, this paper developed in a class of the first year of basic education, had as its main objective to make second-year-children aware of non-discrimination issues, seeking to provide them with the experience of various situations related to hearing impairments, visual and motor disabilities in order to educate their understanding and empathy with such situations. We also tried to realize the impact of different awareness teaching strategies to non-discrimination on learning disability in children. We conclude that students showed enough sensitivity to the problems of people with disabilities, since, during the sessions they were increasingly showing, attitudes of respect for those who, for whatever reason, are "different".
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/13201
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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