Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1319
Title: Afectividade e aprendizagem da leitura e da escrita
Author: Melo, Paula Alexandra Correia de
Advisor: Sousa, Maria Fernanda Ribeiro Botelho de
Keywords: Didáctica das línguas
Ensino da língua materna
Aprendizagem da leitura
Aprendizagem da escrita
Comunicação na aula
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo teve como finalidade identificar e compreender as possíveis relações e interferências da afectividade presentes nas interacções verbais, na aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano de escolaridade. A presente dissertação está estruturada em três partes. A primeira parte apresenta o enquadramento teórico de referência ao desenvolvimento do estudo, debatendo-se três temas essenciais: a comunicação em sala de aula, a aprendizagem da leitura e da escrita, e a relação afectividade e aprendizagem. A segunda parte apresenta a metodologia de investigação adoptada, que se insere no âmbito do paradigma interpretativo, assumindo as características de uma investigação qualitativa, em que se adoptou uma abordagem etnográfica na constituição, recolha e análise dos dois corpora estudados. A terceira parte apresenta a descrição, interpretação e análise dos dados recolhidos nas dez aulas observadas e transcritas, focalizando-se nas marcas de afectividade presentes na interacção verbal professor-aluno, através de marcas avaliativas, apreciativas, de concordância e de discordância, de partilha de poder e de total poder, de proximidade e de distanciamento. Foram analisadas de igual modo as marcas de afectividade presentes na linguagem verbal, não-verbal e paraverbal na interacção dos professores com os seus alunos. As conclusões do estudo apontam as implicações da afectividade no ensino da leitura e da escrita, considerando que o comportamento afectivo do professor, na sua relação com os alunos, determina o papel da afectividade no processo de ensino-aprendizagem. ABSTRACT: The aim of this study was to identify and understand the possible connections and interferences of affect that appear in the verbal interactions on the learning of reading and writing in the first grade. This dissertation is structured in three parts. The first one presents the theoretical basis for the development of this study, bearing in mind three essential themes: classroom communication, the learning of reading and writing and the relationship between affect and learning. The second part presents the investigation method used in this work: interpretative paradigm with a qualitative investigation towards an ethnographic approach in the building up, gathering and analysis of the two studied corpora. The third part describes, explains and analyses all the data assembled in the ten observed and transcript classes, focusing how affect is present in the teacher-pupil interaction, through evaluating marks, as well as assertiveness, agreeing and disagreeing, power sharing and total power, proximity and distance. All the marks of affect in the verbal, nonverbal and paraverbal language between teacher and pupil were analyzed, as well. The conclusions of the study show that affect plays its role in the way how the processes of writing and reading are taught, bearing in mind that the teacher’s behaviour towards the students is essential in the teaching-learning process.
Description: Mestrado em Didáctica de Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/1319
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008001009.pdf15.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.