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http://hdl.handle.net/10773/13142
Título: | Comunidades de prática online: contributos para a prática letiva: um estudo de caso no âmbito da educação em ciência envolvendo professores e investigadores |
Autor: | Marques, Margarida Morais |
Orientador: | Loureiro, Maria João Marques, Luís Manuel Ferreira |
Palavras-chave: | Formação de professores Profissão docente Desenvolvimento profissional Desenvolvimento dos currículos Inovação pedagógica Educação em ciências |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | As comunidades de prática (CoP), bem como a investigação-ação, têm vindo a
ser apontadas na literatura como formas de promover o desenvolvimento
profissional de professores, potenciando a melhoria das suas práticas letivas.
Contudo, as evidências empíricas relativas às práticas letivas desenvolvidas
por professores no âmbito dessas configurações sociais são escassas. Neste
estudo procura-se contribuir para colmatar essa lacuna ao analisar uma CoP
online, que envolveu professores de ciências e investigadores em Educação
em Ciência (EC) e se constituiu no âmbito do projeto “Investigação e práticas
lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção” (IPEC), com
enfoques distintos, a que se alude abaixo.
A investigação realizada envolveu uma metodologia de natureza
predominantemente qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo estudo de
caso único, sendo o caso as práticas letivas desenvolvidas pelos membros da
CoP referida e as dinâmicas de interação entre os mesmos. Como técnicas de
recolha de dados, recorreu-se principalmente à observação mediada pela
plataforma online de apoio ao desenvolvimento do projeto (dados estatísticos e
as mensagens registadas automaticamente) e recolha de documentos. Quanto
às técnicas de análise de dados, optou-se principalmente pela análise de
conteúdo e análise documental interna, tendo-se triangulado dados de
diferentes fontes. Com base no Interconnected Model of Teacher Professional
Growth, que Clarke e Hollingsworth propuseram em 2002, e em instrumentos
de análise resultantes da revisão de literatura, adaptados aos enfoques
definidos, a análise da CoP selecionada incidiu sobre: a) os domínios externo
e das práticas de desenvolvimento curricular (DC), ou seja, as suas dinâmicas
de interação durante dois anos letivos; b) o domínio das consequências nas
práticas letivas, no que concerne às estratégias de ensino de ciências
desenvolvidas; c) a evidências do seu carater inovador; e d) aos princípios de
DC operacionalizados através do módulo curricular desenhado, implementado,
avaliado e disseminado pelos membros da CoP.
Os resultados indicam que a) a participação dos membros variou ao longo do
período de interação e que a sua dinâmica se enquadra numa adaptação das
fases de desenvolvimento de CoP proposta por Wenger e colegas em 2002,
com dois ciclos de investigação-ação; b) a CoP desenvolveu estratégias de
ensino diversificadas, pouco exploradas por professores e coerentes com
diversas recomendações da literatura, de forma consistente; c) as práticas
letivas são inovadoras, do tipo challenging, tendo incluído o envolvimento de
professores que lecionavam nas escolas dos professores membros da CoP; e
d) a CoP operacionalizou vários princípios de DC recomendados na literatura,
nomeadamente a flexibilidade e diferenciação. Os resultados empíricos
permitiram ainda validar as dimensões do modelo de Clarke e Hollingsworth,
assim como adaptar à especificidade do caso analisado.Pelo acima referido, embora reconhecendo as limitações do estudo,
nomeadamente relativas às opções metodológicas efetuadas, foi possível
inferir que o trabalho realizado no seio desta CoP online de professores e
investigadores contribuiu para a inovação e melhoria de práticas letivas de EC.
Do estudo resultam ainda instrumentos de análise que se consideram
relevantes, dado poderem vir a ser usados em investigações futuras, assim
como poderem vir a orientar professores de ciências que desejem alinhar as
suas práticas de ensino com recomendações da investigação em EC. Por fim,
são apresentadas recomendações relativamente ao envolvimento de
professores e investigadores em CoP online, no âmbito da EC, assim como
relativamente a possibilidades ao nível de investigações futuras,
nomeadamente a validação dos instrumentos e das recomendações
apresentadas em contextos mais abrangentes e transversais. Communities of practice (CoP), as well as action-research, have been pointed in the literature as ways of promoting teachers’ professional development, endorsing the improvement of their teaching practice. However, empirical evidence regarding the teaching practice developed by teachers in those social configurations are scarce. This study aims to contribute to address this shortcoming by analysing an online CoP of science teachers and Science Education (SE) researchers formed under the project “Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção” (IPEC), with different foci, alluded to below. The research involved a mainly qualitative, descriptive, and exploratory single case study methodology. It focused on both the teaching practice developed by the members of the referred CoP, as well as their dynamics of interaction. As far as data collection techniques, we resorted mainly to observation mediated by the online platform of support of the development of the project (statistic data and posts automatically recorded) and documents collection. Regarding data analysis techniques, we resorted mainly to content analysis and document analysis. Data from different sources has been triangulated. Based on the Interconnected Model of Teacher Professional Growth that Clarke and Hollingsworth proposed in 2002, as well as in analysis instruments that resulted from the literature review, adapted to the foci of the study, the analysis of the selected CoP was made on: a) the external domain and domain of practice of curricular development (CD), in other words, their dynamics of interaction during two school years; b) the domain of the consequences in the teaching practice, regarding the developed science teaching strategies; c) evidence of their innovative nature; and d) the principles of CD operationalized through the curricular module that the members of the CoP designed, enacted, evaluated and disseminated. The results show that a) the members’ participation varied during the interaction period and their dynamic fits an adaptation of the stages of development of a CoP proposed by Wenger and colleagues in 2002, with two cycles of action-research; b) the CoP developed diverse teaching strategies, usually not explored by teachers, and coherent with commendations in the literature in a consistent way; c) the teaching practice was innovative, in a challenging way, and included the involvement of teachers that were teaching in the schools of the teachers who were members of the CoP; and d) the CoP operationalized several principles of CD commended in literature, namely flexibility and differentiation. The empirical results also allowed to validate the dimensions of the Clarke and Hollingsworth’s model, as well as to adapt to the specificity of the analysed case.Considering the above, whilst acknowledging the study limitations, namely regarding the methodological options, it was possible to infer that the work developed in this online CoP of teachers and researchers contributed to the innovation and improvement of teaching practices in SE. From this study also resulted analysis instruments that we consider relevant, as they can be used in future research, as well as to guide science teachers who wish to align their teaching practice with commendations from SE literature. Lastly, commendations are presented, regarding the involvement of teachers and researchers in online CoP in SE contexts, as well as the possibility of future research, namely the validation of instruments and of the presented commendations within broader and transversal contexts. |
Descrição: | Doutoramento em Didática e Formação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13142 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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