Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13132
Title: | Antropologia cinética : relações interpenetrantes entre a vida e a imagem |
Author: | Miranda, Marta Isabel Mesquita Varzim |
Advisor: | Valente, António Manuel Dias Costa |
Keywords: | Estudos de arte Cinema de animação Antropologia cultural e social Representação visual Metonímias |
Defense Date: | 27-Jun-2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A incapacidade do ser humano perceber quem realmente é e o que faz no
mundo atira-o para todo o tipo de situações que de alguma forma lhe sirvam
de consolo e de recompensa. Dessa vulnerabilidade emerge o cogito do
sonhador que, fruto dum impulso homeostático e de uma atividade psíquica
em busca de autoconhecimento, o impulsiona para uma produção
desmedida de conteúdos ficcionais e, consequentemente, o mergulha em
infindáveis inferências semióticas.
A tese que aqui se apresenta dedica-se, num primeiro momento, ao estudo
da dependência do ser humano relativamente às imagens, às histórias e à
ficção e seguidamente ao poder da animação – recurso cada vez mais
utilizado como meio de comunicação emocional.
Partindo da questão: Como a ficção nos humaniza e qual a pertinência da
animação nesse contexto, tem-se por objetivo chegar a um novo
entendimento sobre qual tem vindo a ser o papel da animação, nomeadamente
quando esta reflete uma espécie de metonímia do próprio processo
de vida e se torna num notável objeto de autorreflexividade humana.
Contrariamente a outros estudos que recorrentemente entendem e
analisam a animação como uma técnica cinematográfica, o trabalho que aqui
se apresenta procurará revelar através duma abordagem transdisciplinar com
base no construtivismo radical (uma teoria do conhecimento que reconhece
a pluralidade de cunho biográfico e cultural das percepções e das
perspectivas da realidade), a abrangência ontológica da animação.
Ao se pretender enriquecer e validar as diversas descobertas, ir-se-á ainda
triangular essas constatações com um estudo de caso que de forma
convergente saliente os aspetos dinâmicos, holísticos e individuais da
experiência humana no contexto daqueles que estão atualmente a vivenciar
o fenómeno descrito. The inability of human beings to realize who they really are and what are they doing in the world, leads them into all kinds of situations that somehow gives them consolation and reward. From that vulnerability emerges the dreamer’s cogito, that - as a result of an homeostatic impulse and a psychic activity in search of self-knowledge -, drives human beings into excessive production of fictional contents and thus plunges them into an endless semiotic inferences. The thesis we are about to present studies first the dependence of the human beings to images, to stories and fiction and then examines the power of animation - feature increasingly used as a medium of emotional communication. Starting with the question: How fiction humanize us and what is the relevance of animation on that context, we aim to reach a new understanding of what has been the role of animation especially when it reflects a kind of metonymy of the process of life itself and of human self- -reflexivity. Unlike other studies that recurrently understand and analyse animation as a cinematic technique, the present work seeks to reveal through a transdisciplinary approach based on radical constructivism (a theory of knowledge which recognises the scope of individual biographical and cultural experience on perception and perspectives of reality), the ontological scope of animation. In order to enhance and validate the various discoveries we will triangulate these findings with a case study that convergently emphasizes the dynamic, holistic and individual aspects of human experience in the context of those who are currently experiencing the phenomenon described. |
Description: | Doutoramento em Estudos de Arte |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13132 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.