Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13131
Título: Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia
Autor: Macário, Maria João Bártolo
Orientador: Sá, Cristina
Moreira, António
Palavras-chave: Didática
Ensino superior
Formação inicial de professores
Desenvolvimento dos curriculos
Desenvolvimento das competências
Ortografia - Língua portuguesa
Recursos na internet
Redes sociais
Web 2.0
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Considerando que, na sociedade atual, o conhecimento flui incessantemente, renovando-se a cada momento, o cidadão do séc. XXI confronta-se com novos desafios que exigem o desenvolvimento de novas competências. Os recursos da web social – como os fóruns de discussão online –, gratuitos e fáceis de utilizar, permitem que os indivíduos acedam à informação, construam conhecimento, partilhem interesses e desenvolvam múltiplas competências em colaboração. Face a esta realidade, as instituições de Ensino Superior têm vindo a reconhecer que os estudantes já não se sentem confortáveis com abordagens de ensino tradicionais, em que impera a transmissão de informação, preferindo envolver-se em experiências de aprendizagem em que possam interagir com a tecnologia, pelas potencialidades que já lhe reconhecem. Procurando ir ao encontro das exigências da sociedade e do mundo do trabalho atuais, o Processo de Bolonha veio renovar os cursos de Ensino Superior, centrando-os no estudante e no desenvolvimento da autonomia e da colaboração, entre outras competências. Esta tendência vai ao encontro da reconhecida valorização da colaboração com vista à melhoria do desempenho de um grupo profissional. Também no contexto educacional se reconhece o seu contributo para o desenvolvimento profissional do professor e a operacionalização de um ensino por competências. Compete à formação de professores lançar as bases deste movimento.A formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico tem, entre outras preocupações, a de levar o futuro professor a refletir sobre princípios didáticos que informem a conceção, implementação e avaliação de estratégias e atividades que contribuam para o desenvolvimento de competências nos alunos. Entre as competências a desenvolver nas crianças a frequentar este nível de escolaridade, no que concerne à aprendizagem da língua materna, figura a competência ortográfica, indispensável a uma boa comunicação escrita. Quanto mais cedo for automatizada, mais possibilidades o aluno terá de se ocupar prioritariamente de outros aspetos mais complexos e exigentes do processo de escrita. Tendo em vista estas preocupações, desenvolvemos um estudo, com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico a frequentar um mestrado profissionalizante da Universidade de Aveiro, cujos objetivos de investigação eram os seguintes: i) descrever as suas representações sobre colaboração; ii) compreender a influência dessas representações na adoção de práticas colaborativas num fórum de discussão online; iii) compreender o contributo da colaboração adotada num fórum de discussão online para a construção de conhecimento didático sobre a abordagem da ortografia; iv) compreender o contributo desse conhecimento para a conceção de instrumentos didáticos sobre a abordagem da ortografia. Numa primeira fase, o estudo desenvolveu-se com dois grupos de alunos, que nele participaram em dois anos letivos distintos (2009/2010 e 2010/2011), no contexto da unidade curricular de Didática da Língua Portuguesa (inserida no plano de estudos do 1º semestre do 1º ano do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro). Numa segunda fase (entre o 2º semestre do ano letivo de 2011/2012 e 1º semestre do ano letivo de 2012/2013), recolheu-se o resultado de uma intervenção didática desenvolvida por uma professora estagiária (participante na primeira fase do estudo), no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, apoiada pelo Seminário de Investigação Educacional. Tratando-se de um estudo de caso, a investigação envolveu a recolha de dados através de inquérito por questionário disponibilizado online, uma reflexão individual apresentada por escrito, posts e documentos publicados num fórum de discussão online e instrumentos didáticos (planificação de aulas e relatório de estágio) elaborados pelos estudantes. Procedeu-se a uma análise de conteúdo fundamentada nos quadros teóricos e no estudo empírico.Os resultados vêm aprofundar a discussão em torno da utilização de ferramentas da web social no Ensino Superior, nomeadamente na formação inicial de professores, para desenvolver a colaboração, visando a construção de conhecimento didático, particularmente sobre a abordagem da ortografia. Por um lado, apontam para a influência de representações sobre colaboração na adoção dessa modalidade de trabalho num fórum de discussão online. Por outro, revelam a influência dessa modalidade no conhecimento didático coconstruído e apontam para uma valorização do mesmo por parte dos participantes no estudo, no momento de conceber, implementar e avaliar instrumentos didáticos. Daqui emergiram algumas sugestões pedagógico-didáticas com vista à promoção de práticas inovadoras no Ensino Superior, com recurso a ferramentas da web social, centradas na aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento da colaboração, particularmente na formação inicial de professores.
In a society based on a permanent and constantly changing flow of knowledge, 21st century citizens must face new challenges which demand new skills. Costfree and user-friendly social web resources, such as online forums, help individuals to access information, build knowledge, share interests and develop multiple skills collaboratively. Recently, Higher Education institutions aknowledge the fact that traditional teaching is no longer engaging to students, who now prefer greater interaction with technology, as opposed to a mere transmission of curricular content. Trying to meet the demands of contemporary society and job market, the Bologna Process redesigned Higher Education courses, focusing on students and fostering autonomy and collaboration, among other competences. As a matter of fact, collaborative work improves the performance of any given professional group. In an educational environment, collaborative work is also known to contribute to teachers’ professional development and skill-based learning. Therefore, teacher training institutions should lay the foundations for this movement. Initial teacher education aims to encourage future primary school teachers to think about didactic principles underpinning the conception, implementation and assessment of strategies and activities which develop students’ skills. In what concerns first language acquisition, among the skills that must be developed in children attending primary education, spelling is vital for good written communication. The earlier this skill is mastered, the more likely students will dedicate their attention to more complex and demanding processes involved in writing.Thus, a study was developed with prospective primary school teachers undergoing a professional master’s degree at the University of Aveiro with the following objectives: i) to describe their conceptions on collaborative work; ii) to understand the impact of these conceptions on collaborative work practices in online forums; iii) to understand how collaborative work in online forums contributes to the construction of didactic knowledge on spelling; iv) to understand the contribution of this knowledge to the creation of didactic tools on spelling. In its first stage, the study was developed with two groups of students of Didactics of the Portuguese Language (1st semester, 1st year) throughout two academic years (2009/10 and 2010/11). The second stage, which took place in the 2nd semester of academic year 2011/12 and the 1st fo academic year 2012/13, focused on the result of a didactic intervention developed by a trainee teacher (who took part in the first stage of this study), within the Supervised Pedagogical Practice supported by a Seminar on Educational Research. Within this case study, we collected data through an online questionnaire, a written text containing a personal reflection, posts and documents published on an online forum and didactic tools produced by the students (lesson planning and internship report). These data were submitted to content analysis based on the theoretical framework and empirical study. The results intensify the debate on the use of social web tools in Higher Education, especially during initial teacher training, with the purpose of constructing didactic knowledge on spelling through collaborative work. On one hand, the results show the impact of the students’ conceptions on collaborative work on the adoption of this method in an online forum. On the other hand, they reveal how collaborative work influences the co-constructed didactic knowledge, and is valued by the participants of this study when they create, implement and assess didactic instruments. Pedagogical-didactic suggestions have thus emerged from this study, which encourage innovative practices in Higher Education, using socil web resources focused on developing competences in the students, namely collaborative work in initial teacher education.
Dû au permanent renouvellement du savoir dans la société actuelle, le citoyen du XXIe siècle doit faire face à de nouveaux défis, qui demandent le développement de nouvelles compétences. Le recours à des outils duweb social gratuits et d’utilisation facile, tels que les forums en ligne, permet l’accès de plus en plus rapide à l’information, la permanente réélaboration de la connaissance, le partage d’intérêts et le développement de multiples compétences parmi lesquelles la collaboration. Face à cette réalité, les universités ont dû reconnaître que les étudiants n’acceptent plus les méthodologies d’enseignement traditionnelles, centrées sur la transmission d’un savoir tout prêt, préférant s’engager dans des activités éducatives basées sur l’interaction avec la technologie, tenant compte du potentiel qu’ils lui reconnaissent en termes éducatifs. En essayant de répondre à la demande de la société et du monde du travail d’aujourd’hui, le Processus de Bologne est venu renouveler l’enseignement supérieur, désormais centré sur l’étudiant et le développement de compétences, parmi lesquelles l´autonomie et de la collaboration. Cette tendance va à la rencontre de l’idée que le travail collaboratif améliore la performance de n’importe quel groupe professionnel. Dans le contexte éducatif, on reconnait également son apport au développement professionnel du futur enseignant et à l’opérationnalisation d’une pédagogie par compétences. Il revient à la formation des enseignants de jeter les bases de ce mouvement.L’un des principaux soucis de la formation initiale d’instituteurs est d’emmener le futur enseignant à réfléchir sur les principes didactiques qui informent la conception, l’exécution et l’évaluation des stratégies et des activités qui contribuent au développement des compétences chez les jeunes élèves. Parmi les compétences à développer chez les enfants, en ce qui concerne l’apprentissage de la langue maternelle, figure la compétence orthographique, élément indispensable à une bonne communication écrite. Le plus tôt les enfants auront maîtrisé l’orthographe de leur langue maternelle, le plus vite ils pourront consacrer davantage de ressources cognitives à d’autres aspects plus complexes et plus exigeants du processus rédactionnel. Compte tenu de ces préoccupations, on a mené à bout une étude avec de futurs instituteurs dans le cadre d’un DEA de l’Université d’Aveiro (Portugal). Cette recherche avait pour but de: i) décrire les représentations de ces étudiants sur le travail collaboratif; ii) comprendre l’influence de ces représentations sur les pratiques de travail collaboratif mises en action dans un forum en ligne; iii) comprendre l’apport de l’adoption du travail collaboratif dans un forum en ligne à la construction de connaissance didactique sur l’orthographe; iv) comprendre l’effet de cette connaissance sur la conception d’instruments didactiques sur l’orthographe. Dans un premier temps, l’étude a été développée avec deux groupes d’étudiants, en deux années scolaires (2009/2010 et 2010/2011), dans le cadre de la Didactique de la Langue Portugaise (un sujet du 1er semestre de la première année du DEA). Dans une deuxième phase (entre Février 2012 et Juillet 2013), le travail a été poursuivi à travers une intervention didactique développée par une enseignante stagiaire (qui avait pris part à la première phase de l’étude), appuyée par un séminaire de recherche en Éducation.Les résultats viennent approfondir la discussion autour de l’utilisation d’outils du web social dans l’enseignement supérieur, en particulier dans la formation initiale des enseignants, afin de développer le travail collaboratif, visant la construction de la connaissance didactique (dans ce cas, sur l’orthographe). D’une part, ces résultats révèlent l’influence des représentations concernant le travail collaboratif sur l’adoption de ce mode de travail dans un forum en ligne. D’autre part, ils révèlent l’influence de cette modalité de travail sur la connaissance didactique construite et la compétence pour concevoir, appliquer et évaluer des instruments didactiques. De cette étude empirique ont émergé quelques suggestions pédagogiques et didactiques visant la promotion de pratiques novatrices dans l’enseignement supérieur, ayant recours à des outils du web social, axées sur l’apprenant, en particulier dans le cadre de la formation initiale d’enseignants.
Descrição: Doutoramento em Didática e Formação Didáctica e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/13131
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento



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