Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13130
Title: Serviços externos vs produção interna : viabilidade e gestão do projeto
Author: Bastos, Carolina Tavares
Advisor: Moura, Ana Pinto de
Keywords: Gestão industrial
Estratégia empresarial
Gestão de projectos
Defense Date: Dec-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O principal objetivo de estudo deste trabalho foi analisar a viabilidade económica da empresa em abandonar o recurso a outsourcing para a termoformação das embalagens em blister. A empresa em questão teve que investir em muito equipamento mas, como conseguiu uma otimização da oferta das dimensões das embalagens bem como um aumento significativo da qualidade das mesmas, esse investimento, que não se revelava viável no início da análise, já trouxe um aumento considerável do volume de vendas de produtos embalados desta forma, associado ao fim das reclamações inerentes à falta de qualidade dos mesmos. Ao nível mundial as alterações das operações comerciais são enfatizadas pelas necessidades de um nível mais elevado de colaboração entre as funções de produção e comercialização, no sentido de responder às necessidades dos clientes, com alta satisfação. Assim, a relação existente entre o marketing e as unidades de produção são a chave para a melhoria do desempenho dos negócios. O desempenho dos negócios é constituído por alguns elementos, nomeadamente o desempenho interno, desenvolvimento de novos produtos, a qualidade do produto, aumento de vendas e participação de mercado. Os resultados demonstraram a viabilidade económica da empresa, através do abandono do outsourcing.
The main objective of the study was to analyze the viability of the company on abandoning the use of outsourcing for thermoforming blister packaging. The company in question had to invest in a lot of equipment but once the optimization of the supply of package sizes as well as a significant increase in the quality of the same, has made this investment, which did not appear feasible at the beginning of the analysis, bring a considerable increase the volume of sales of products packaged this way, associated with the end of the complaints related to the lack of quality. The global changes of business operations are emphasized by the need for a higher level of collaboration between the functions of production and marketing, in order to meet the needs of customers with high satisfaction. Thus, the relationship between marketing and production units is the key to improved business performance. Business performance is comprised of several elements, namely, internal performance, new product development, product quality, increase sales and market share. The results demonstrated the viability of the company, by abandoning outsourcing.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/13130
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.