Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1311
Title: Analogias na formação inicial de professores de ciências naturais
Author: Santos, Maria Ermelinda Batista Monteiro Cardoso Gonçalves dos
Advisor: Oliveira, Maria Teresa Morais de
Keywords: Gestão curricular
Didáctica das ciências
Formação inicial de professores
Estágio pedagógico
Competência profissional
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Assumindo que é a prática pedagógica de um professor que em última análise define o tipo de aprendizagens realizadas pelos alunos, facilmente se torna perceptível que a formação inicial e a formação contínua têm um papel fundamental a desempenhar na criação de situações de aprendizagem que possibilitem aos professores desenvolver as competências que os tornem capazes de responder às novas exigências educacionais. Atendendo a que o estágio pedagógico implica a realização de actividades lectivas, esta etapa da formação inicial pode constituir-se como uma excelente fonte de mudança nas perspectivas dos professores sobre o ensino, em geral, e das Ciências Naturais em particular, além de, provavelmente, propiciar uma maior abertura à reflexão e a práticas mais inovadoras. A linguagem metafórica tem sido utilizada na produção, divulgação e compreensão do conhecimento científico, e muitos autores e investigadores educacionais têm vindo a alertar para as potencialidades das metáforas e das analogias como estratégias de ensino e aprendizagem das ciências. Contudo, a utilização didáctica de linguagem metafórica deve obedecer a determinados critérios, de forma a minimizar as limitações inerentes à metáfora e à analogia e a ampliar as suas potencialidades. Assim, a formação de professores deve possibilitar aos professores o desenvolvimento de saberes nesta área, de modo a que tomem consciência da sua importância na construção/evolução do conhecimento científico, das suas potencialidades, limitações e modo de exploração como instrumento didáctico, e da importância de uma utilização crítica/planeada de metáforas e ou de analogias no ensino e na aprendizagem da Ciência. Neste contexto desenvolveu-se um plano de investigação que partiu do seguinte problema: Quais as mudanças nas perspectivas das professoras em formação inicial sobre a utilização de metáforas e analogias no ensino e na aprendizagem das ciências? Construiu-se, implementou-se e avaliou-se um plano de formação cujo tema central era a utilização didáctica de linguagem metafórica, sendo as intervenientes no estudo duas professoras estagiárias Antes da implementação do plano de formação determinaram-se os conhecimentos e as perspectivas das professoras participantes no estudo sobre a utilização didáctica de linguagem metafórica (entrevista inicial). O plano de formação envolveu actividades de carácter essencialmente: teórico (análise de textos sobre a temática), teórico-prático (planificação de aulas centradas na exploração didáctica de analogias), prático (leccionação de aulas com recurso a analogias) e avaliativo (entrevista final). De salientar que ao longo de todas as fases do plano de formação foram contempladas actividades de reflexão (narrativas). Constituíram, também, fontes de dados, a observação de aulas (preenchimento de uma grelha de observação) e os questionários administrados aos alunos no final de cada uma das aulas leccionadas e no final da leccionação da sequência de aulas. O estudo assim realizado permitiu concluir que a formação inicial de professores continua a não contemplar a abordagem do tema da exploração didáctica de metáforas e analogias, pelo que os futuros professores iniciam a sua actividade lectiva sem conhecer a importância da linguagem metafórica na construção do conhecimento científico e na aprendizagem da Ciência, desconhecendo as limitações inerentes à sua utilização didáctica e, consequentemente, as formas de as minimizar, bem como de ampliar as suas potencialidades. Permitiu, ainda, concluir que apesar de as professoras estagiárias participantes no estudo terem sido sujeitas a um plano de formação sobre a temática, as suas perspectivas sobre a utilização didáctica de metáforas e analogias no ensino e aprendizagem das ciências registaram poucas alterações. ABSTRACT: Assuming that it is the teacher's pedagogic practice that defines the type of the students learning, we can easily follow the assumption that the initial and the continuous teacher training have a fundamental role for implementing learning situations for developing the teachers competences that allow them to answer to the new educational demands. The pedagogic stage in the initial teacher training includes teaching practice. It can be an excellent opportunity for the change of the teachers' perspectives on general teaching, and on the Natural Science teaching in particular. Besides that, it gives an opportunity to enlarger the ability of reflection and to test more innovative practices. The metaphorical language has been used in the production, popularization and understanding of the scientific knowledge, and many authors and educational investigators have been calling the attention to the potentialities of the metaphors and analogies for science teaching and learning strategies. However, the didactic of metaphorical language should obey to certain criteria, in order to minimize the inherent limitations of the metaphor and the analogy use and enlarge their educational potentialities. So, the teachers training should make possible the development of the teachers knowledge in this area, to make them aware of its importance in the growing/evolution of the scientific knowledge, namely their potentialities, limitations and ways of exploration as didactic instrument, and of the critical/planning use of metaphors and analogies in Science teaching and learning. In this context a research study was developed based on the following question: What are the changes in the teachers' perspectives in the initial training about the use of metaphors and analogies in Science teaching and learning? A teachers´ training plan centred on the didactic use of metaphorical language was built, implemented and evaluated. Two young teachers attending the pedagogical stage were the subjects of this study. Before the implementation of the training plan the previous knowledge and the participant teachers' perspectives about the didactic use of metaphorical language were determined (initial interview). The teachers´ training plan involved activities and tasks such as: theoretical (analysis of texts on the theme), theoretical-practical (plan the exploration didactic of analogies), practical (teach with resource to analogies) and evaluation (final interview). Throughout all of the phases of the training plan activities of reflection were carry out (narratives). The data was collected by the interviews and narratives, by the observation of teaching (observation grill) and by the questionnaires administered to the students in the end of each class and in the end of the teaching unit. This study allowed concluding that the teachers' initial training continues not to contemplate the didactic exploration of metaphors and analogies. So, the future teachers begin their teaching practice without knowing the importance of the metaphorical language in the construction of the scientific knowledge and in Science learning. They ignore the inherent limitations to its didactic use and, consequently, the forms of minimizing them, as well as how to enlarge their potentialities. This study still allowed concluding that in spite of the teachers have been submitted to a training plan about the didactic use of metaphors and analogies, their perspectives on its use in the Science teaching and learning presented few changes.
Description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/1311
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008000748.pdf654.84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.