Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13097
Título: Drawing: the active desire of design: a case of designing architecture
Autor: Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos
Palavras-chave: Drawing
Project
Architecture
Designing
Data: 2014
Editora: AUD
Resumo: We aim to discuss that which generally refers to the contribution of drawing in the understanding of the design project, and particularly in relation to architecture. From a heuristic perspective, it is accepted that drawing recreates ‘ways of seeing’ which facilitate the project. Throughout the project, drawing contributes in supporting and stimulating the idea’s development in accordance with the stratified process of design. We present a case study of the project drawings by considering the work of the architect Bernardo Rodrigues (Ponta Delgada, Azores, Portugal, 1972). He got a degree in Architecture from FAUP, Oporto University, 1996. Their architectural projects are spread across USA, China, Japan, Dubai, and of course Portugal. His work, focused on sensory perception and matter, has been the subject of national and internationally thoughts. According to Bernardo Rodrigues architecture discipline must returns closely back to nature, therefore, supports the idea of sustainability through ethics projected in architectural shape through the material building and its environment. "The twenty-first century should be the return to the classic and timeless categories of social planning and then urban", the architect said. The experimental nature of the projects leads to its fair recognition that is according to the original essence of architecture while thought about the human being on earth. The Bernardo Rodrigues work stands out through sustainability using materials that replying the energy yield but also to poetic dwelling the world. Thus, drawing is more than the heuristic representation of the project of architecture. The character of representation is contaminated by all that is marginal to design project is disseminated through it ethically and materially, joining opposites and differences through a poetic desire expressed on the drawing. The architectural images of Bernardo Rodrigues design results from a multiple methodological contemporary process which derives an architecture freed from traditional instrumental constraints and thus becomes an object that questions whether the world and their representations. Thus, the subject of representation goes beyond the functional consideration of the design, because the different instrumental drawings influences the perception of the subject and the author. The analysis seeks to contribute to a critical and multidisciplinary discussion between drawing and architecture through the drawing practice and designing in order to stimulate the interdisciplinary understanding in generating ideas and solutions that the architectural design should provide.
Aquilo que nos propomos discutir refere genericamente a contribuição do desenho para a compreensão do projecto em arquitectura. Genericamente, é aceite que do ponto de vista heurístico o desenho recria modos de ver que são dinamizadores do projecto. Na apresentação aqui considerada o desenho funciona como sustentação e impulsionador da ideia que, ao longo do projecto, contribuí para o seu desenvolvimento e conformação no estratificado processo projectual. Referimos como caso de estudo a obra do arquitecto Bernardo Rodrigues (Açores, Portugal, 1972) espalhada por países como os USA, China, Japão, Dubai, e naturalmente Portugal. Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal (FAUP). Estagiou em Londres com Donald Insall Associates. Obteve o M.A. degree em Advanced Architetural Design, Columbia University, NY. E pós-graduação em Excutive Education, Harvard Business School. O seu trabalho baseado em processos da narrativa sensorial tem sido objecto de atenção nacional e internacionalmente, sendo convidado para expor, publicar, conferenciar e ensinar em diferentes partes do mundo. Bernardo Rodrigues admite a arquitectura como possibilidade de regressar à intimamente da natureza, por isso, defende a ideia de sustentabilidade através de uma ética social projectada na forma arquitectónica por via dos materiais e envolvente. “A lógica do século XXI deve ser a do retorno a categorias clássicas e intemporais do planeamento 1º social e então urbano.”, diz o arquitecto. O seu justo reconhecimento deriva do carácter experimental dos seus projectos que respeitam a essência original da arquitectura enquanto pensamento acerca do Homem habitante da Terra. Os seus projectos destacam-se através da sustentabilidade pela utilização de materiais que respondem à necessidade de rentabilização energética mas também à necessidade de habitar poeticamente o mundo. No caminho percorrido pelo autor teve início em 2006, em Harvard, um plano de arquitectura sustentável que desenvolve actualmente na China, Africa e EUA. Neste caso de estudo, o desenho é mais do que a representação heurística do projecto. O desenho refere a contaminação de tudo aquilo que sendo marginal ao projecto é através dele disseminado ética e materialmente integrando opostos ou representando diferenças através de uma poética expressa pelo desejo do autor. As imagens pertencentes ao projecto de Bernardo Rodrigues resultam de um processo metodológico iminentemente contemporâneo cujo registo é múltiplo resultando num objecto (a arquitectura) que liberto dos condicionalismos instrumentais e tradicionais se apresenta como um objecto que permite questionar quer o mundo quer a sua representação. Neste caso, a representação extravasa a consideração funcional do projecto, na medida em que os diferentes modos do desenho e a forma como estes se organizam intervém na idealização de representação, condicionando a percepção própria e alheia. Com esta proposta procuramos contribuir para o debate crítico e multidisciplinar das disciplinas de desenho e da arquitectura, cruzando a sua prática com a do projecto, de modo a estimular a compreensão do potencial interdisciplinar na geração de novas ideias e soluções inovadoras a que o projecto procura dar resposta.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/13097
Versão do Editor: http://crossingthelineconference2.blogspot.com
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