Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBatista, Joãopt
dc.contributor.authorMorais, Nídiapt
dc.contributor.authorRamos, Fernandopt
dc.date.accessioned2015-01-05T12:57:12Z-
dc.date.available2015-01-05T12:57:12Z-
dc.date.issued2014-02-
dc.identifier.issn1647-3582pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13067-
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se resultados parcelares de um projeto em que foi estudada a perspectiva institucional do uso das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem no ensino superior público português. Apresentase a contextualização do estudo e a orientação metodológica, a que se segue a descrição de resultados. Estes baseiam-se nos dados obtidos a partir de 639 docentes e de 31 responsáveis institucionais que responderam a um questionário online. Os resultados são relativos a seis indicadores sobre a formação de docentes e também a alguns aspectos da gestão dos docentes, nomeadamente os incentivos e a recompensa dos docentes pelo uso que fazem das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem. Estes resultados são discutidos e são indicadas as principais conclusões, sendo de destacar a evidência de um cenário contrastante entre as opiniões dos responsáveis institucionais (genericamente positivas) e as dos docentes (genericamente negativas), assim como de posições também contrastantes entre as respostas dos docentes dos dois sub-sistemas de ensino superior, sendo menos favoráveis as dos docentes do ensino politécnico em relação às dos docentes do ensino universitário, nomeadamente no que respeita à formação de docentes.pt
dc.description.abstractThis paper presents partial results of a project in which we studied the institutional perspective of the use of communication technologies in supporting learning in the Portuguese public higher education system. It presents the context of the study and methodological guidance, following the presentation of results. These are based on data obtained from 639 teachers and 31 institutional managers who responded to an online questionnaire. The results for six indicators on the training of teachers and on the teacher’s management, including incentives and reward related with their use of communication technologies supporting learning, are presented. These results are discussed and the main conclusions are given, with emphasis on evidence of a contrasting scenario between the opinions of institutional managers (generally positive) and teachers (generally negative) and also contrasting positions between the responses of teachers of the two sub- systems of the Portuguese higher education system, being less favorable the opinion of teachers of polytechnic sub-system in relation to the teachers from universities, particularly with regard to teacher training.pt
dc.description.abstractCe document présente les résultats partiels d’un projet dans lequel nous avons étudié la perspective institutionnelle de l’utilisation des technologies de communication en soutenir l’apprentissage dans le système d’enseignement supérieur public portugais. Il présente le contexte de l’étude et le guide méthodologique, à la suite de la présentation des résultats. Ceux-ci sont basés sur les données obtenues à partir de 639 enseignants et 31 gestionnaires institutionnels qui ont répondu à un questionnaire en ligne. Les résultats pour les six indicateurs sur la formation des enseignants et sur la direction de l’enseignant, y compris les incitations et les récompenses liées à leur utilisation des technologies de communication pour soutenir l’éducation, sont présentés. Ces résultats sont discutés et les principales conclusions sont donnés, en mettant l’accent sur des éléments d’un scénario contraste entre les opinions des gestionnaires institutionnels (généralement positive) et les enseignants (généralement négative) et aussi contrastées positions entre les réponses des enseignants des deux sous-systèmes des Portugais système d’enseignement supérieur, étant moins favorable l’opinion des enseignants de sous- système polytechnique en relation avec les enseignants des universités, en particulier en ce qui concerne la formation des enseignants.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiro/CIDTFFpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUsopt
dc.subjectTecnologias da Comunicaçãopt
dc.subjectEnsino Superiorpt
dc.subjectFormação de Docentespt
dc.subjectIncentivopt
dc.subjectRecompensapt
dc.titleA Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o caso do ensino superior público portuguêspt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage101pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.lastPage120pt
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt
degois.publication.volume6pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/IDpt
Appears in Collections:DigiMedia - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10.pdf202.64 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.