Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/13061
Título: | Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: a perceção e a influência do género nos estudantes do ensino superior português |
Autor: | Morais, Nídia Batista, João Ramos, Fernando |
Palavras-chave: | Ensino Superior Tecnologias da Comunicação Aprendizagem Estudantes Género |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro/CIDTFF |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito
de uma investigação que teve como objetivo principal identificar e caracterizar
o uso que os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) fazem das
Tecnologias da Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem, com especial
enfoque na dimensão do género. Para a prossecução dos objetivos propostos,
desenvolveu-se um estudo de âmbito nacional, de cariz descritivo e exploratório
e optou-se pela disponibilização de um questionário online para a recolha de
dados. No âmbito do presente artigo, contextualiza-se o estudo, apresentam-se
os objetivos e as opções metodológicas, bem como alguns dos resultados obtidos,
especificamente os que dizem respeito aos impactos associados ao uso de TC
em contexto de aprendizagem e à influência do género na perceção desses
impactos. Os resultados obtidos sugerem que um dos impactos mais referidos pelos
participantes é o facto de o uso de TC em contextos de aprendizagem lhes ter
permitido o desenvolvimento de novas competências tecnológicas, bem como
lhes ter facilitado a construção das suas aprendizagens e o acesso a conteúdos
que de outra forma não conseguiriam aceder. A variável género parece ter
influência na perceção de alguns dos impactos associados ao uso de TC no suporte
à aprendizagem, sendo que o sexo feminino perceciona, na generalidade, mais
impactos do que o sexo masculino. In this paper we present and discuss some of the results achieved within a research that aimed to identify and characterize student’s use of Communication Technologies (CT) to support learning in Portuguese Public Higher Education (PPHE), with a special focus on gender issues. In order to achieve the goals set, a descriptive and exploratory nationwide study was developed and an online questionnaire was chosen for data collection. This article contextualizes the study, presents the main goals and methodological options, as well as some of the obtained results, specifically those related to the impacts associated with the use of CT in learning contexts and the gender influence in the perception of these impacts. The main results suggest that one of the impacts most mentioned is that the use of CT in learning contexts allowed the development of new technological skills as well as facilitated learning and content access. The gender variable seems to influence the perception of some of the impacts associated with the use of CT in learning contexts and, in general, female students perceive more impacts than male students. En este trabajo se presentan y discuten algunos de los resultados obtenidos en una investigación que tuvo como objetivo identificar y caracterizar el uso de Tecnologías de la Comunicación (TC) de los estudiantes de educación superior pública portuguesa (ESPP) para apoyar sus aprendizajes, con un enfoque especial en las cuestiones de género. Para la consecución de los objetivos propuestos, se desarrolló un estudio a nivel nacional, descriptivo y exploratorio, y se eligió un cuestionario online para la recogida de datos. En este artículo se contextualiza el estudio, se presentan los objetivos y las opciones metodológicas, así como algunos de los resultados obtenidos, específicamente los relacionados con los impactos asociados con el uso de la TC en el contexto del aprendizaje y la influencia del género en la percepción de estos impactos. Así, los resultados sugieren que uno de los impactos mencionados por los participantes es que el uso de la TC en contextos de aprendizaje se les ha permitido el desarrollo de nuevas destrezas tecnológicas, se les ha facilitado la construcción de sus aprendizajes y el acceso a contenidos. La variable género parece haber influido en la percepción de algunos de los impactos asociados con el uso de la TC en contextos de aprendizaje, y las mujeres perciben, en general, más impactos que los hombres. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13061 |
ISSN: | 1647-3582 |
Versão do Editor: | http://revistas.ua.pt/index.php/ID |
Aparece nas coleções: | DigiMedia - Artigos |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.