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Title: O uso de recursos educacionais abertos no ensino superior: potencialidade, desafio e oportunidade
Author: Coelho, Dalila
Balula, Ana
Ramos, Fernando
Keywords: Recursos Educacionais Abertos
Ensino Superior Português
Ensino Superior Moçambicano
Colaboração interinstitucional
Modelo de Colaboração REA
Issue Date: Feb-2014
Publisher: Universidade de Aveiro/CIDTFF
Abstract: Mundialmente, o Ensino Superior tem sido impelido a uma lógica de ‘abertura’, nomeadamente, através da disponibilização de publicações em acesso livre, de percursos de educação aberta e a distância, e de práticas pedagógicas sustentadas em recursos educacionais dinâmicos, abrangentes e adequados à evolução tecnológica. Insere-se neste cenário o uso e criação de recursos educacionais, livres em termos de acesso, transformação e partilha, designados por Recursos Educacionais Abertos (REA). Considerado parceiro estratégico no movimento REA, o Ensino Superior constitui um terreno prioritário de atuação e investigação neste âmbito, subsistindo, contudo, desafios transversalmente prioritários, tais como, a sensibilização para o tema, a criação e fortalecimento de redes colaborativas, a capacitação de atores e o reforço da investigação. A literatura salienta a necessidade de expandir o uso destes recursos no Ensino Superior, no plano institucional e educativo, acompanhando e capacitando os seus agentes numa perspetiva holístico-processual, e de conhecer, em profundidade, tais processos, numa lógica de transformação das práticas educacionais vigentes em práticas educacionais abertas. No presente artigo serão identificados a problemática, principais objetivos, caraterísticas, ações e opções metodológicas a concretizar numa investigação, em curso no âmbito do nosso projeto de doutoramento, na Universidade de Aveiro,materializado num estudo de caso múltiplo, a decorrer em dois contextos lusófonos – Portugal e Moçambique - norteado a pela seguinte geral de investigação: “Como se caracteriza o uso de Recursos Educacionais Abertos em instituições do Ensino Superior português e moçambicano, e que modelo(s) colaborativo(s) será(ão) adequado(s) para a sua promoção e adoção, a nível institucional e educativo?”.
Globally, Higher Education has been impelled to “openness”, namely, by open access publishing, by strengthening open and distance learning pathways, and by supporting pedagogical practices resorting to educational resources that are dynamic, holistic and technologically up-to-date. Such scenario includes the use and creation of free resources concerning access, transformation and sharing – Open Educational Resources (OER). Regarded as a strategic partner in the OER movement, Higher Education is a priority field of action and research. Nevertheless, transversal challenges remain unaddressed, such as, awareness raising around OER, creation and strengthening of collaborative networks, capacity development and research. Literature underlines the need of expanding the institutional and pedagogical use of OER in Higher Education, supporting their agents within a comprehensive vision, as well as the need of developing an in-depth knowledge of such process, aiming to transform current educational practices in open educational practices The paper will identify the rationale, main objectives, features, actions and methodological options behind a research study in our doctoral project, currently under development in the University of Aveiro, materialized in multi-case study, in two contexts – Portugal and Mozambique – oriented by the following main research question “How is OER being used in Portuguese and Mozambican higher education institutions and what collaborative model(s) can be adequate to its promotion and adoption, at an institutional and educational level?”.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/13056
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID
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