Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/13051
Título: A perceção dos estudantes sobre o uso de tecnologias da comunicação no ensino superior público português
Autor: Morais, Nídia
Ramos, Fernando
Palavras-chave: Estudantes
Uso
Ensino Superior
Tecnologias da Comunicação
Aprendizagem
Data: Jun-2014
Editora: IEEE
Resumo: No âmbito deste artigo apresentam-se resultados parciais de uma investigação que teve como principal finalidade conhecer a perceção os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) no uso das Tecnologias da Comunicação no Suporte à Aprendizagem (TCSA). Para a prossecução dos objetivos traçados, desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório de âmbito nacional e optou-se pela disponibilização de um questionário online para a recolha de dados. Neste artigo evidenciam-se os resultados que dizem respeito à perceção dos estudantes sobre: (i) disponibilização de TCSA pelas instituições de ESPP; (ii) o tipo de unidades curriculares que usam TCSA; (iii) as principais finalidades de uso das TCSA; (iv) o uso que os docentes fazem das TCSA; e (v) as atividades promovidas com recurso às TCSA. Os resultados alcançados permitem concluir que o acesso às TCSA nas instituições de ESPP é gratuito, sendo usadas em grande parte das unidades curriculares. Em termos de finalidades de uso, a tendência das repostas sugere que a maioria dos estudantes usa as TCSA para a consultar e recolher informações e/ou conteúdos relacionados com a aprendizagem. A pertinência e o principal contributo do estudo realizado são o de permitir a identificação e a caracterização da situação atual do ESPP quanto ao uso de TCSA por parte dos seus estudantes.
Within this article we present some results of an investigation that aimed to identify and characterize the students’ use of Communication Technologies to Support Learning (CTSL) in Portuguese Public Higher Education (PPHE). In order to achieve the goals set, a nationwide descriptive study was developed and an online questionnaire was elaborated and provided for data collection. This article presents the results obtained concerning the students’ perception about: (i) the provision of CTSL by PPHE; (ii) the type of classes that use CTSL; (iii) the main purposes of using CTSL; (iv) the teachers’ use of CTSL; and (v) the activities promoted through the use CTSL. The main results obtained allow us to conclude that the access to CTSL in the PPHE is free, and the CTSL are used in most classes. In terms of use purposes, the results suggest that most students use CTSL to access and gather information and / or content related to their learning activities. The relevance and main contribution of this study is to enable the identification and characterization of the current situation regarding the student´s use of CTSL in PPHE.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/13051
DOI: 10.1109/CISTI.2014.6876940
Aparece nas coleções: DigiMedia - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
27.pdf549.67 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.