Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13051
Title: | A perceção dos estudantes sobre o uso de tecnologias da comunicação no ensino superior público português |
Author: | Morais, Nídia Ramos, Fernando |
Keywords: | Estudantes Uso Ensino Superior Tecnologias da Comunicação Aprendizagem |
Issue Date: | Jun-2014 |
Publisher: | IEEE |
Abstract: | No âmbito deste artigo apresentam-se resultados
parciais de uma investigação que teve como principal finalidade
conhecer a perceção os estudantes do Ensino Superior Público
Português (ESPP) no uso das Tecnologias da Comunicação no
Suporte à Aprendizagem (TCSA). Para a prossecução dos
objetivos traçados, desenvolveu-se um estudo descritivo e
exploratório de âmbito nacional e optou-se pela disponibilização
de um questionário online para a recolha de dados. Neste artigo
evidenciam-se os resultados que dizem respeito à perceção dos
estudantes sobre: (i) disponibilização de TCSA pelas instituições
de ESPP; (ii) o tipo de unidades curriculares que usam TCSA;
(iii) as principais finalidades de uso das TCSA; (iv) o uso que os
docentes fazem das TCSA; e (v) as atividades promovidas com
recurso às TCSA. Os resultados alcançados permitem concluir
que o acesso às TCSA nas instituições de ESPP é gratuito, sendo
usadas em grande parte das unidades curriculares. Em termos de
finalidades de uso, a tendência das repostas sugere que a maioria
dos estudantes usa as TCSA para a consultar e recolher
informações e/ou conteúdos relacionados com a aprendizagem. A
pertinência e o principal contributo do estudo realizado são o de
permitir a identificação e a caracterização da situação atual do ESPP quanto ao uso de TCSA por parte dos seus estudantes. Within this article we present some results of an investigation that aimed to identify and characterize the students’ use of Communication Technologies to Support Learning (CTSL) in Portuguese Public Higher Education (PPHE). In order to achieve the goals set, a nationwide descriptive study was developed and an online questionnaire was elaborated and provided for data collection. This article presents the results obtained concerning the students’ perception about: (i) the provision of CTSL by PPHE; (ii) the type of classes that use CTSL; (iii) the main purposes of using CTSL; (iv) the teachers’ use of CTSL; and (v) the activities promoted through the use CTSL. The main results obtained allow us to conclude that the access to CTSL in the PPHE is free, and the CTSL are used in most classes. In terms of use purposes, the results suggest that most students use CTSL to access and gather information and / or content related to their learning activities. The relevance and main contribution of this study is to enable the identification and characterization of the current situation regarding the student´s use of CTSL in PPHE. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13051 |
DOI: | 10.1109/CISTI.2014.6876940 |
Appears in Collections: | DigiMedia - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
27.pdf | 549.67 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.